Derrota em casa expõe problemas, mas time de Ancelotti já vira a chave para a decisão contra a LDU
O Botafogo perdeu de 1 a 0 para o Palmeiras no Estádio Nilton Santos. O resultado veio em um jogo onde o Glorioso, mesmo com um time misto, lutou bastante. Porém, a falta de pontaria na frente fez a diferença. Esta foi a segunda derrota seguida em casa no Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Botafogo parou nos 29 pontos. Os times que estão na frente, como Flamengo, Bahia e o próprio Palmeiras, abriram ainda mais vantagem. Agora, o foco total do time muda. A missão é a Libertadores. Na próxima quinta-feira, o time viaja para Quito, no Equador, para enfrentar a LDU. A partida vale a vaga nas quartas de final do torneio.
O que aconteceu no jogo?
O técnico Davide Ancelotti decidiu poupar alguns jogadores. Mesmo assim, o Botafogo fez um bom primeiro tempo. O time marcava forte e buscava mais o ataque que o adversário. A primeira chance perigosa, no entanto, foi do Palmeiras. Aos 9 minutos, Gustavo Gómez escorou uma cobrança de escanteio e Vítor Roque finalizou com perigo. A bola foi para fora.
O Botafogo teve sua melhor chance aos 23 minutos. Santi Rodríguez roubou a bola e tocou para Joaquín Correa. Ele ficou cara a cara com o goleiro Weverton, que fez uma grande defesa. Outra boa chance veio aos 42 minutos. Santi lançou Mateo Ponte, que estava livre. O lateral, no entanto, finalizou para fora. Parecia que ele queria cruzar, e não chutar.
O gol que mudou o jogo
Como um "castigo" pela falta de precisão, o Botafogo sofreu o gol no fim do primeiro tempo. Joaquín Correa errou um passe no ataque, o que gerou um contra-ataque. Felipe Anderson recebeu de Vítor Roque, passou fácil por Alexander Barboza e marcou na saída do goleiro John. Com mais eficiência, o Palmeiras foi para o intervalo vencendo por 1 a 0.
Segundo tempo de tentativas
Na segunda etapa, o Palmeiras tentou controlar o ritmo do jogo. O Botafogo, por sua vez, tentava de tudo para empatar. Ancelotti começou a colocar titulares em campo. Savarino entrou e, aos 15 minutos, chutou de fora da área. Weverton espalmou para o lado. Aos 17, o Palmeiras respondeu com Vítor Roque, que chutou da marca do pênalti, mas John fez uma defesaça.
O tempo foi passando, e a posse de bola do Botafogo aumentava. Porém, a equipe continuava a errar no ataque. Para buscar o empate, o time terminou o jogo sem zagueiros de ofício, com Marlon Freitas e Marçal na defesa. Nos acréscimos, Savarino obrigou Weverton a espalmar uma bola por cima. A derrota por 1 a 0 foi confirmada.
O que vem por aí?
O Botafogo agora se prepara para um desafio enorme. Na próxima quinta-feira, 21 de agosto, às 19h, o time enfrenta a LDU em Quito. A cidade fica na altitude e o jogo é a volta das oitavas de final da Libertadores.
Depois, o time volta a focar no Brasileirão. No domingo, 24 de agosto, o Botafogo visita o Juventude, às 18h30, no Estádio Alfredo Jaconi.
Análise dos jogadores
Alguns jogadores do Botafogo se destacaram, mesmo com a derrota. Outros, no entanto, não foram bem. Veja a análise de cada um:
JOHN (6,0): Fez uma boa defesa e não teve culpa no gol. No geral, um jogo tranquilo.
MATEO PONTE (7,5): Atuou muito bem, subindo ao ataque com perigo. Perdeu uma chance de gol, mas foi um dos melhores em campo.
MARÇAL (7,5): Excelente atuação. Ganhou quase todas as bolas e se mostrou seguro.
ALEXANDER BARBOZA (5,0): Falhou no lance do gol, perdendo o tempo da jogada. Fora isso, jogou bem.
ALEX TELLES (6,5): Atuação segura. Manteve o equilíbrio na sua posição.
ALLAN (7,0): Fez uma partida interessante, com bom domínio no meio-campo e passes precisos.
MARLON FREITAS (7,0): Se desdobrou em campo, ajudou na defesa e no ataque. Foi até zagueiro no fim do jogo.
SANTIAGO RODRÍGUEZ (6,5): Fez um primeiro tempo muito bom, com dois passes que poderiam ter virado assistências. Caiu de rendimento na segunda etapa.
JOAQUÍN CORREA (4,0): Deixou a desejar. Perdeu a melhor chance do time, errou passes e ainda perdeu a bola que gerou o gol do Palmeiras.
MATHEUS MARTINS (6,0): Começou bem, com confiança. Foi perdendo fôlego ao longo do jogo.
NATHAN FERNANDES (4,0): Jogou improvisado no ataque e não conseguiu se destacar.
DANILO (6,5): Entrou e deu mais força e pegada ao meio-campo.
SAVARINO (6,5): Entrou querendo jogo, foi participativo e quase marcou o gol de empate nos acréscimos.
ÁLVARO MONTORO (6,0): Mostrou boa técnica, mas exagerou nos dribles.
VITINHO (6,0): Fez um bom papel no lado direito.
JEFFINHO (6,5): Entrou com talento, personalidade e bons dribles. Merece mais chances.
DAVIDE ANCELOTTI (5,5): Acertou em poupar jogadores. A falta de força ofensiva do time se deve mais ao elenco do que a sua decisão. O único erro foi deixar Joaquín Correa em campo por tanto tempo.
Ficha Técnica
-
Estádio: Nilton Santos
-
Data-Hora: 17/8/2025 – 20h30
-
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
-
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Douglas Pagung (ES)
-
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
-
Renda e público: R$ 1.052.565,00 / 16.469 pagantes / 18.183 presentes
-
Cartões amarelos: Danilo (BOT); Aníbal Moreno e Murilo (PAL)
-
Cartões vermelhos: –
-
Gol: Felipe Anderson 45’/1ºT (0-1)
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte (Jeffinho 32’/2ºT), Marçal, Alexander Barboza (Vitinho 32’/2ºT) e Alex Telles; Allan (Danilo 14’/2ºT), Marlon Freitas e Joaquín Correa; Santi Rodríguez (Savarino 14’/2ºT), Nathan Fernandes (Álvaro Montoro 21’/2ºT) e Matheus Martins – Técnico: Davide Ancelotti.
PALMEIRAS: Weverton; Khellven (Giay 37’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo (Bruno Fuchs 20’/2ºT) e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Felipe Anderson (Allan 26’/2ºT)’; Facundo Torres, Flaco López (Maurício 20’/2ºT) e Vitor Roque (Luighi 20’/2ºT) – Técnico: Abel Ferreira.
Botafogo Hoje: cobertura completa das notícias
Se você quer ficar por dentro de tudo sobre o Botafogo, o site Botafogo Hoje acompanha de perto todas as negociações, os bastidores do clube, dicas, notícias e as opiniões. Além disso, nos perfis @thiagobotafogo e @sigabotafogohoje no Instagram, é possível ver análises e bastidores exclusivos!