Do profissional à base, quinta-feira teve de tudo para o torcedor alvinegro: boas notícias, despedidas, vitórias importantes e até cirurgia de zagueiro.
O Botafogo teve uma quinta-feira repleta de novidades dentro e fora de campo. O clube segue movimentando o mercado, com desfechos importantes sobre atletas como Gregore e Segovinha. A base brilhou com vitórias em diferentes categorias, enquanto o zagueiro Bastos passou por cirurgia. Além disso, os bastidores da saída de Renato Paiva ainda geram repercussões. A seguir, confira as principais atualizações do Glorioso nesta quinta-feira, 2 de julho.
Gregore deve permanecer no Botafogo, mesmo com proposta milionária do Catar
O volante Gregore está sendo cobiçado pelo Al-Rayyan, do Catar, clube comandado por Artur Jorge. A equipe árabe estaria disposta a pagar a multa rescisória do jogador, avaliada em US$ 7 milhões (cerca de R$ 38 milhões). No entanto, segundo o jornalista Wellington Arruda, o Botafogo está otimista quanto à permanência do atleta.
Gregore, que recentemente se tornou pai, renovou contrato com o clube até o fim de 2028. Ele teve reajuste salarial e se tornou um dos volantes mais bem pagos do país. Na atual temporada, o jogador soma 26 partidas com a camisa alvinegra.
Mesmo diante do forte interesse do futebol árabe, os bastidores indicam que a tendência é de que o jogador permaneça em General Severiano.
Segovinha se despede do Al Ain e retorna ao Botafogo
Matías Segovia, mais conhecido como Segovinha, utilizou as redes sociais para se despedir do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. O paraguaio estava emprestado até o dia 19 de julho, mas a temporada do clube se encerrou.
“Foi um prazer vestir as cores do Al Ain”, escreveu o jogador, que fez 19 jogos, marcou 3 gols e deu 3 assistências. Ele não foi utilizado na disputa do Mundial de Clubes e passou por uma cirurgia no início do ano, após fraturar o pé direito.
Agora, Segovinha retorna ao Botafogo, mas deve ser novamente emprestado, já que não está nos planos da comissão técnica neste momento.
Botafogo goleia Grêmio no Sub-20 e encosta no G-8
Vitória importante no Estádio Nilton Santos
Depois de duas derrotas, o time sub-20 do Botafogo se recuperou em grande estilo no Campeonato Brasileiro da categoria. Jogando no Estádio Nilton Santos, os garotos golearam o Grêmio por 4 a 0 e chegaram aos 22 pontos, ficando a apenas dois do G-8.
O primeiro tempo foi marcado por dois gols de pênalti: Caio Valle e Yarlen converteram. No segundo tempo, o Glorioso ampliou com um gol contra e um golaço de Matheusinho nos acréscimos.
Próximos compromissos
A equipe volta a campo na segunda-feira (7) para enfrentar o Maricá pelas semifinais do Torneio OPG. Já no Sub-20, o próximo jogo é contra o Flamengo, dia 10, às 18h, no estádio Luso-Brasileiro.
Goleada sofrida no Sub-17 decepciona torcedores
Se o Sub-20 deu show, o Sub-17 decepcionou. A equipe alvinegra foi goleada por 5 a 1 pelo Cruzeiro no Estádio Nilton Santos. Com o resultado, o Botafogo perdeu a chance de entrar no G-8 do Brasileiro da categoria e segue na 10ª colocação com 11 pontos em oito rodadas.
Os gols do Cruzeiro foram marcados por Dudu, Miguel, Pietro, Melere e Marreta. Ivan Molina fez o gol de honra para o Fogão.
O técnico Jardel Zamberlam terá muito trabalho para corrigir os erros e buscar a recuperação na próxima rodada.
Estreia com vitória na Copa 2 de Julho Sub-15
O time Sub-15 do Botafogo começou bem a disputa da Copa 2 de Julho, em Salvador. A equipe venceu o Estrela de Março por 3 a 0, com gols de Davi Silva, William e Gustavo Henrique.
A base alvinegra vem de bons resultados internacionais, como o título da Rimini Cup, na Alemanha, e participação no Torneio de Marveld, na Holanda.
A equipe está no Grupo B, ao lado de Palmeiras, Estrela de Março, Itabuna e Conquista. O próximo jogo será nesta sexta-feira (4), às 15h30, contra o Itabuna.
Loco Abreu anuncia volta aos gramados aos 48 anos
Um dos maiores ídolos recentes do Botafogo, Loco Abreu, anunciou que vai voltar a jogar futebol, mesmo aos 48 anos. Atualmente técnico do Tijuana, no México, o uruguaio revelou a novidade em entrevista ao canal TNT Sports.
“Não posso adiantar muito, mas vou voltar. Só isso”, disse o eterno camisa 13 do Glorioso, em tom misterioso.
A declaração foi feita justamente no dia em que se completam 15 anos da histórica cavadinha de Loco Abreu na disputa de pênaltis contra Gana, na Copa do Mundo de 2010. Um momento inesquecível para o futebol e para o torcedor botafoguense.
Matheus Nascimento vive bom momento no LA Galaxy
Emprestado pelo Botafogo, o atacante Matheus Nascimento foi indicado ao prêmio de jogador do mês de julho na Major League Soccer (MLS). Com 13% dos votos, ficou em segundo lugar, atrás de Marco Reus.
O atacante tem 14 jogos, 1 gol e 1 assistência pelo LA Galaxy. Em junho, foi titular nos três jogos da equipe, mesmo com a campanha ruim: apenas uma vitória em 20 jogos.
Apesar das dificuldades do time americano, Matheus tem ganhado espaço e mostra evolução, o que pode valorizar seu passe para uma possível venda futura.
Bastos passa por cirurgia no joelho e deve ficar três meses fora
O zagueiro angolano Bastos, do Botafogo, foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo nesta quarta-feira (2), na Itália. O clube informou que o procedimento foi um sucesso e que o jogador deve ficar afastado por três meses.
A cirurgia foi acompanhada pelo médico do clube, Tiago Carminatti, e realizada pela equipe do Dr. Mariani, especialista em lesões complexas.
Em suas redes sociais, Bastos agradeceu ao clube e à família: “Mal posso esperar para voltar a fazer o que mais gosto”, escreveu.
Bastidores da saída de Renato Paiva continuam repercutindo
A demissão de Renato Paiva ainda é tema de discussão nos bastidores do Botafogo. A comentarista Jéssica Cescon revelou que o treinador se sentiu abandonado pela diretoria, após ser desligado sem sequer retornar com a delegação dos Estados Unidos.
Eu também conversei com o Paiva, ele trouxe a frustração dele em ser mandado embora sem nem ter a oportunidade de voltar para o Rio no mesmo avião. A equipe dele ficou abandonada no aeroporto para ele buscar um voo para voltar para casa. É necessário fazer dessa maneira? O Botafogo estava brilhando lá fora, já estava sendo muito bonito o que o Botafogo estava fazendo. Parece que o Paiva colocou uma mancha na história do Botafogo, e não tem nada a ver com isso. É um treinador que não conseguiu uma vitória diante de um adversário que era muito complicado. Para fazer o Botafogo Way da cabeça do John Textor, ele precisa contratar jogadores capazes disso. Se ele quer fazer um time que seja ofensivo o tempo todo, que controle o jogo, que tenha controle de posse no campo do adversário, tem que ter os jogadores que tenham essa condição e essa técnica para fazer isso acontecer. O que faltou, a meu ver, no jogo contra o Palmeiras foi justamente um meia capaz de reter a posse de articular. Por que o Savarino está tão abaixo esse ano? Isso não tem a ver também com a dificuldade de manter o Botafogo Way, de manter a posse, de fazer uma construção do jogo com mais qualidade, reter um pouquinho mais essa bola, de ter essa presença no campo do adversário? É difícil quando a única alternativa de ataque, muitas vezes, é apostar na jogada individual do Artur, e ele tem muita dificuldade de prosperar nessa jogada individual, não é a mesma coisa do Luiz Henrique; ou no Igor Jesus, que vive grande fase, e o Botafogo já não pode mais contar com ele para o restante da temporada. O Botafogo fez um jogo pobre contra o Palmeiras, mas acho que tem muito a ver com as peças que estão ali também.
Postura contra o Palmeiras gerou atrito
Outro comentarista, Rodrigo Coutinho, explicou que Paiva não pediu que o time jogasse recuado contra o Palmeiras, na derrota pela Copa do Mundo de Clubes. A postura defensiva foi criticada por John Textor e teria sido o estopim para a saída do português.
Tenho uma opinião muito diferente da grande maioria das pessoas com relação ao jogo contra o Palmeiras. E fui até buscar informação com gente dentro do clube para tentar entender se isso de fato tinha acontecido. Porque, na minha opinião, o Botafogo não entrou em campo contra o Palmeiras para ser reativo. A presença do Danilo Barbosa como volante não faz do Botafogo um time reativo por si só. Danilo, inclusive, é um volante que tem saída para o ataque, tem boa retenção de bola. Na preleção, não foi pedido aos jogadores para deixar o Palmeiras com a bola, baixar o bloco e jogar em contragolpe. Pelo contrário, o Botafogo não conseguiu fazer no campo. Aí é uma outra história. Aí a gente vai para a história de se realmente o time estava pronto para executar a proposta que o treinador tinha pedido ou não. Se a crítica for essa, eu concordo. Se a crítica for: jogou reativo porque entrou com um volante a mais, desculpa, acho que isso daí não é justificativa. Na minha forma de ver futebol, não funciona assim.
Coutinho também lamentou a demissão após a vitória sobre o PSG, considerada por ele uma "aula de como defender". Ele ainda afirmou que o Botafogo precisa encontrar peças para o chamado “Botafogo Way”, ideal proposto por Textor.
Não entra na minha cabeça que o Botafogo, depois do jogo contra o PSG… Você pega aquele jogo ali, a parte defensiva, curso de treinador, curso de analista de desempenho, de scout, aquilo é uma aula de como defender. É uma aula de como entender como um time que é o melhor do mundo hoje ataca, como faz para criar desequilíbrio na defesa adversária. Está na história lá: PSG 0x1 Botafogo. Ninguém vai apagar isso e ninguém vai apagar o tipo de jogo que o Botafogo fez. Dirigente não pode pensar com cabeça de torcedor. Não entra na minha cabeça que dez dias antes da demissão esse mesmo dirigente interrompa uma entrevista para dar um beijo nesse treinador, mostrando gratidão por um grande resultado que o Botafogo conquistou e com uma estratégia absurdamente histórica. O Botafogo Way que o Textor falou quando ele assume o Botafogo lá atrás aconteceu com o Artur Jorge. Mas quando o Botafogo, por exemplo, era líder do Campeonato Brasileiro de 2023 com o Luís Castro, não era o Botafogo Way. O Botafogo do Luís Castro muitas vezes jogava no contra-ataque. Então, assim, quando está ganhando, está bom, quando está conquistando o resultado, presta. A partir do momento em que o resultado não vem, não presta?
Botafogo Hoje: cobertura completa das notícias
Se você quer ficar por dentro de tudo sobre o Botafogo, o site Botafogo Hoje acompanha de perto todas as negociações, os bastidores do clube, dicas, notícias e as opiniões. Além disso, nos perfis @thiagobotafogo e @sigabotafogohoje no Instagram, é possível ver análises e bastidores exclusivos!