Pouco aproveitado, meia uruguaio de R$ 85 milhões foi pivô da saída do treinador; clube analisa opções como Vojvoda, Jardine e Anselmi

A demissão de Renato Paiva do comando técnico do Botafogo pegou parte da torcida de surpresa, mas teve uma razão clara: a insatisfação de John Textor com o pouco aproveitamento de Santiago Rodríguez. Contratado com status de estrela e em uma negociação milionária, o meia uruguaio teve poucas chances com o agora ex-treinador. A saída de Paiva abre espaço para especulações e possíveis novos nomes no Glorioso.

O motivo da demissão: Santiago Rodríguez esquecido

Contratação milionária sem sequência

Santiago Rodríguez chegou ao Botafogo como um dos reforços mais caros da história do clube. A negociação girou em torno de R$ 85 milhões e foi tratada como uma oportunidade de mercado para suprir a futura ausência de Thiago Almada, vendido para o futebol europeu.

No entanto, sob o comando de Renato Paiva, o uruguaio teve pouquíssimas oportunidades. Em toda a temporada, Santi foi titular em apenas quatro partidas: contra Universidad de Chile, Carabobo, Capital e Ceará. No total, atuou em 12 jogos, com apenas 430 minutos em campo.

A insatisfação de Textor

Segundo o site "GE", a falta de oportunidades para Santiago foi um dos principais pontos de atrito entre John Textor e Renato Paiva. O dono da SAF esperava ver o meia como peça central da equipe, mas viu um jogador subutilizado e sem confiança.

A diretoria entende que o uruguaio pode render muito mais se for escalado com regularidade. Por isso, espera que o novo técnico dê ao camisa 10 a sequência necessária para se firmar como protagonista.

Sérgio Conceição descartado: e agora?

Técnico português diz “não” ao Brasil

Após a saída de Paiva, um dos primeiros nomes especulados para assumir o comando do Botafogo foi Sérgio Conceição. O treinador, que recentemente deixou o Porto, é admirado por John Textor e já havia sido sondado no fim de 2024.

No entanto, segundo o jornal português “Record”, Conceição não cogita trabalhar no Brasil neste momento. Livre no mercado após não fechar com o Milan, ele busca outras opções na Europa. Assim, o Botafogo terá que olhar para outras alternativas.

A via portuguesa continua?

Mesmo com a negativa de Sérgio Conceição, a tendência é que Textor continue investindo na “via portuguesa”. Desde que o clube virou SAF, nomes como Luís Castro, Bruno Lage, Artur Jorge e Renato Paiva passaram pelo Glorioso. A aposta em técnicos europeus tem sido uma marca da gestão, embora os resultados ainda não tenham sido consistentes.

Opções no radar: sugestões de jornalistas

André Jardine volta à pauta?

Durante o programa “SBT Sports Rio”, os jornalistas Venê Casagrande e Lucas Pedrosa debateram nomes que poderiam assumir o Botafogo. Um deles é André Jardine, atual técnico do América do México e já tentado pelo clube anteriormente.

Jardine tem bom histórico no futebol sul-americano, além de experiência com seleções de base e estilo de jogo ofensivo.

Martín Anselmi pode ganhar nova chance

Outro nome citado é Martín Anselmi. Apesar da passagem apagada pelo Porto, o treinador se destacou à frente do Independiente Del Valle. Jovem e estudioso, ele pode ser uma opção viável para o projeto de Textor, com um perfil semelhante ao de treinadores modernos.

Vojvoda: o “plano ousado”

O mais ousado entre os citados é Juan Pablo Vojvoda, atual técnico do Fortaleza. Segundo os jornalistas, o momento instável com o clube cearense poderia abrir uma brecha para uma negociação.

Pedrosa acredita que assumir o Botafogo seria um passo acima para Vojvoda:

“Com as peças que o Botafogo pode oferecer, ele pode fazer um trabalho ainda melhor.”

Os jornalistas descartaram nomes como Pedro Caixinha, ex-Santos e Red Bull Bragantino, colocando-o abaixo do nível de Paiva.

## Botafogo Hoje: cobertura completa das notícias

Se você quer ficar por dentro de tudo sobre o Botafogo, o site Botafogo Hoje acompanha de perto todas as negociações, os bastidores do clube, dicas, notícias e as opiniões. Além disso, nos perfis @thiagobotafogo e @sigabotafogohoje no Instagram, é possível ver análises e bastidores exclusivos!

Compartilhar no: