Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Jornalistas opinam sobre John Textor: Entre Denúncias e a Busca por Provas

Uma análise profunda sobre o impacto das acusações de manipulação no futebol brasileiro

Data Publicação04/04/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Jornalistas opinam sobre John Textor: Entre Denúncias e a Busca por Provas

Recentemente, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) lançou um ultimato a John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo, demandando que ele apresentasse, em um prazo de três dias, provas concretas das denúncias de manipulação nos jogos Palmeiras 4 x 0 Fortaleza em 2022 e Palmeiras 5 x 0 São Paulo em 2023. No entanto, segundo o apresentador André Rizek do programa “Seleção SporTV”, Textor não possui tais provas, o que coloca sua credibilidade em xeque.

Sou obrigado a dizer que, como Textor não tem provas, não vai apresentá-las. Ele não tem provas. O que ele tem é o relatório da Good Game!, com anomalias estatísticas segundo essa empresa, de ocorrências que considera graves, nas duas partidas. A explicação que ouvi do John Textor é que não quer apresentar ao STJD, já apresentou no ano passado esse material, o tribunal ignorou, não considerou provas, não quis investigar. Esse tribunal não tem poder de investigar, de que adianta entregar algo que acha que é um indício a quem não tem poder de investigar? 

Quem tem esse poder é o Ministério Público. O John Textor anunciou que já entregou ao Ministério Público, resta saber se o Ministério Público vai achar suficiente para abrir investigação. Ele não vai apresentar provas porque não as tem.

A reação dos comentaristas sobre John Textor

Diante dessa revelação, a comunidade esportiva tem expressado preocupação e ceticismo. O comentarista Paulo Cesar Vasconcellos criticou a atitude de Textor, argumentando que, ao levantar suspeitas sem evidências, o empresário não só prejudica a reputação do Botafogo mas também mancha a integridade do futebol brasileiro. Esta ação, segundo ele, pode ter repercussões negativas duradouras para o esporte no país.

Para o Botafogo isso é muito ruim. O Botafogo certamente vai pagar por essa postura, se não tem provas, no mínimo leviana do John Textor. Ao envolver sem provas Palmeiras, São Paulo e Fortaleza, ele se indispõe publicamente com esses clubes que terão a solidariedade tácita de todos os outros clubes do futebol brasileiro. A ação que o John Textor fez sem prova alguma é um mal para o Botafogo e pior ainda para o futebol brasileiro, que continua cada vez mais dividido. 

John Textor, recém-chegado ao futebol brasileiro, caiu nas graças do torcedor do Botafogo, dobrou a aposta depois do ano passado trazendo Luiz Henrique, Jeffinho… Ele poderia pensar em construir as tais pontes que falei. O futebol brasileiro está precisando de alguém que lidere um movimento de unificação dos clubes. Houvesse ele provas sobre o tema, seria salutar que isso fosse investigado, porque todos queremos um futebol cada vez mais limpo. Na medida que usou a tecnologia, que não tem nada que referende, que tudo no fim das contas soa como uma bravata, isso é péssimo.

Outras Perspectivas e Sugestões

O comentarista Paulo Vinícius Coelho (PVC), após conversar com Textor, sugeriu que o empresário encaminhasse suas alegações ao Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), órgão que desde 2022 investiga a chamada Máfia das Apostas. Esta sugestão aponta para um caminho construtivo, onde alegações dessa natureza possam ser investigadas com a devida seriedade e profundidade.

O John Textor tem que ser ouvido, é evidente. O problema não é ele estar falando mentiras ou atacando Palmeiras e São Paulo. Todos os casos de manipulação de resultados foram investigados e uma grande arma para investigação é o sigilo. O que não dá para entender é o Textor gritar sem apresentar. Esse é o X da questão.

Ontem conversei com o Textor e disse a ele o que penso: “Por que você não levou para o Ministério Público de Goiás, por exemplo, que tem um processo de investigação avançada? O MP-GO vai recolher as evidências e vai anexar a uma investigação que já existe”. Quando ele grita publicamente, ele desacredita os resultados esportivos antes de qualquer investigação. Esse é o problema.

Ele respondeu falando que eu tinha razão e que iria conversar com os advogados dele para que pensassem nessa estratégia. E no fim das contas ele está entregando para a Polícia Federal (Nota da Redação: na verdade, Textor foi à Polícia Civil), em função do pedido dos senadores, a princípio. Se o MP-GO já tem uma investigação, é muito melhor prosseguir por lá porque eles podem fazer os links. O sigilo é sempre a grande arma para uma investigação dessa importância. Por que fala alto dessa maneira? Agora, matar o mensageiro não tem que matar não.

Ele não está atacando Palmeiras e São Paulo, está atacando o futebol brasileiro. E o futebol brasileiro precisa se defender da manipulação de resultados, que existe, como o MP-GO comprovou, mas não existe na maneira como ele está dizendo, ou não se provou pelo menos por enquanto como está dizendo. Ele coloca uma série de informações que confundam mais do que esclarecem.

A Tecnologia como Ferramenta de Análise

Inteligência Artificial na Detecção de Anomalias

André Loffredo trouxe à discussão o papel potencial da inteligência artificial na análise de jogos de futebol, sugerindo que esta tecnologia poderia ajudar a identificar movimentações atípicas de jogadores, como foi o caso de Hugo e Júnior Santos na derrota do Botafogo para o Junior Barranquilla pela Libertadores-2024. A utilização de IA poderia oferecer um meio objetivo para avaliar performances e, possivelmente, detectar indícios de manipulação.

Acho que o principal problema do Botafogo é o sistema defensivo, que mudou inteiro. O goleiro, não é que seja novo, mas não é o mesmo da temporada da passada e está abaixo dele. Não que seja ruim, é histórico, mas está abaixo. E aí vem defesa que claramente é pior que do ano passado

Teve de dupla zaga abaixo. E do lado esquerdo se a inteligência artificial fosse analisar as movimentações do Hugo ontem, o que poderia apontar é que estava fora do seu padrão normal. Só que não, ele jogou mal. Se quiser criar teoria da conspiração, dá em todos os jogos do futebol brasileiro. O Hugo foi mal, como muitos jogadores jogam abaixo do potencial, da capacidade, do que se espera. Não dá para fazer análises de jogos assim. Tem que ser muito além disso.

Opiniões Divergentes sobre as Motivações de John Textor

Entre Críticas e Teorias

Enquanto alguns comentaristas, como Carlos Eduardo Lino, reconhecem a possibilidade de corrupção no futebol brasileiro e não descartam totalmente as preocupações de Textor, outros, como PVC, especulam que as denúncias poderiam fazer parte de uma estratégia maior, possivelmente visando justificar uma futura venda da SAF do Botafogo. Essa visão sugere que as acusações de Textor possam ter motivações ocultas, alinhadas a interesses pessoais ou financeiros, mais do que um compromisso genuíno com a integridade do esporte.

Carlos Eduardo Lino:

John Textor não está errado, ele está certo. Sabemos que está certo. Não tem é prova. Existe corrupção no Brasil, não é novidade, existe corrupção no futebol, existe manipulação de jogos no futebol brasileiro, é preciso que se faça investigação. Até aí não está contando mentira. O problema é quando a começa a nominar as coisas e aí sim minar o ambiente – ponderou.

Nós aqui trabalhamos para descobrir essas coisas e tornar o futebol brasileiro mais saudável. Cada acusação falsa andamos mil casas para trás (...) E cada evasiva que dá, colocando as coisas de forma genérica… E o pior são acusações objetivas, quando coloca São Paulo, Palmeiras, Fortaleza, estraga tudo. Ele precisa ser cobrado pelo que fala. As coisas em tese a gente desconfia e até sabe que existem.

PVC:

No mercado tem gente apostando que o John Textor vai fazer isso tudo e depois dizer que precisa sair do Brasil, que vai vender o Botafogo, porque não é bem-vindo aqui… Mas ele está implodindo a indústria. Como um empresário implode e cria suspeitas sobre a própria indústria da qual ele participa? É muito fácil fazer diferente isso! É só pegar as provas que ele disse que apresentaria em 30 dias, e vai completar 30 dias no dia 8, e levá-las ao MP de Goiás, que está investigando há dois anos.

O que muita gente acha que pode estar acontecendo, a gente começa a especular o que vai acontecer com o investimento do Textor. Que ele trabalha alavancado, isso está claro, no Botafogo, no Lyon, fala-se que ele pode entrar no mercado português por meio do Porto… Há uma especulação de adversários políticos do Textor que ele poderia levantar isso tudo para dizer que vai vender o Botafogo e sair do Brasil, isso vamos ter que ver a médio e longo prazo.

O que ele tem para ganhar por enquanto é fazer espuma e tirar o foco de ter contratado três técnicos e não ter conseguido ganhar título nenhum, de não conseguir ser uma autoridade no futebol porque não consegue fazer o Botafogo se classificar para as finais do Estadual… O Botafogo não ganhou nenhuma das últimas 11 partidas e perdeu o campeonato em que ele tinha 14 pontos de vantagem. Ele está fazendo espuma e tirando foco.

Nenhum jogador dele é suspeito, e os do São Paulo são? O Botafogo toma três gols em oito minutos, mais acréscimos, e os suspeitos são os jogadores do São Paulo que tomaram cinco gols em 90?

Botafogo Hoje

Em tempos de desinformação, o BOTAFOGO HOJE continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso contamos com uma equipe apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade sobre o Botafogo. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional do nosso portal? E melhor, não custa nada. Basta seguir e compartilhar nossos conteúdos.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e ficar por dentro do nosso Glorioso e ver mais Dicas.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo