
As Casas de Apostas Esportivas vem dominando o marcado de patrocinadores de uniforme dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Tal fato foi comprovado por um levantamento recente feito pelo Instituto IBOPE Repucom, que lançou a edição 2022 do mapeamento da movimentação da última temporada. Segundo Instituto,159 marcas foram expostas ao longo de 2022 até o final do Brasileirão, o que representa um volume 8% menor que o registrado em 2021.
Se olharmos apenas para o Campeonato Carioca e sua edição 2023, as empresas de apostas esportivas representam 80% dos clubes (12 clubes e 10 acordos), deixando de fora apenas o Boavista, de Saquarema, e Nova Iguaçu, time da Baixada Fluminense.
No Fluminense, Vasco e Botafogo, o patrocínio está no espaço mais nobre, considerado o master. No Flamengo, o acordo é um pouco menor e ocupa apenas os ombros da camisa.
Casas de Apostas Esportivas e os patrocínios no Brasil
Antes de olhar em nível nacional, precisamos primeiro enxergar o domínio das Casas de Apostas Esportivas regionalmente. Em 2022, a Betfair pegou o naming rights do Cariocão. Hoje, a Betnacional dá nome ao campeonato, com a FERJ chegando ainda cotas com Betano, Pixbet e Esportes da Sorte.
Já nos clubes, o patrocínio representa 80% dos clubes da primeira divisão carioca. Veja os patrocinadores de apostas de cada clube do Cariocão 2023:
- 
	
Audax – Vaidebob.com
 - 
	
Bangu – Bet7k
 - 
	
Botafogo – Parimatch (máster)
 - 
	
Flamengo – Pixbet
 - 
	
Fluminense – Betano (máster)
 - 
	
Madureira – Mesk.bet (máster)
 - 
	
Portuguesa-RJ – Betfast.io
 - 
	
Resende – EstrelaBet (máster)
 - 
	
Vasco – Pixbet (máster)
 - 
	
Volta Redonda – Royal Bets
 
Botafogo troca Blaze por Parimatch
Em 2023, o Botafogo trocou a Casa de Apostas Blaze pela Parimatch, com um contrato representando o maior de sua história e o terceiro máster mais valioso do país. O acordo vale por dois anos, com a empresa investindo R$ 55 milhões.
O executivo da Parimatch, Dmitry Belianin, apontou que o engajamento da torcida do Botafogo e profissionalismo da gestão foram dois fatores determinantes para a marca escolher o Glorioso como parceiro comercial. John Textor, na época do anúncio, também comemorou muito o acordo.
“Temos o prazer de ser o clube escolhido pela Parimatch, gigante global do mercado de apostas, para expandir seus negócios pelo Brasil e América do Sul. Nossos novos parceiros da Parimatch logo saberão como é ser um escolhido”, disse o investidor na ocasião.
Casas de Apostas nos Clubes da Série A do Brasileirão
O setor de “Apostas Esportivas” esteve presente em 16 marcas diferentes no patrocínio de uniformes da Série A ao longo de 2022, o que representa um crescimento de 45% em relação a 2021. Veja lista:
- 
	
AmuletoBet
 - 
	
Betano
 - 
	
Betcris
 - 
	
Betmotion
 - 
	
BetPix365
 - 
	
Betsson
 - 
	
Betsul
 - 
	
Blaze
 - 
	
Dafabet
 - 
	
EstrelaBet
 - 
	
Galera.Bet
 - 
	
LuckSportsBet
 - 
	
MarsBet
 - 
	
NetBet
 - 
	
Pixbet
 - 
	
Sportsbet.io
 
Cruzeiro, Grêmio e Vasco subiram para esta temporada de Série A e também contam com patrocinadores do ramo de apostas. Dos 20 clubes, 10 contaram com parcerias de casas de apostas e 8 times encerraram a temporada com patrocínios de marcas deste setor. Confira alguns dados feitos pelo Instituto IBOPE Repucom.
- 
	
Costas - 16 equipes possuem contratos ativos, com exceção de Atlético-GO, Botafogo, Corinthians e Red Bull Bragantino
 - 
	
Frente Superior - 34 marcas apareceram nesta parte dos uniformes. Botafogo, Cuiabá, Bragantino e São Paulo não têm esse tipo de parceria
 - 
	
Mangas - Todos os 20 times da Série A do Brasileirão terminaram o ano com patrocinadores ativos nesta propriedade
 - 
	
Barra Traseira - Ceará, Cuiabá e Internacional fecharam o ano mostrando mais de uma marca ao mesmo tempo.
 - 
	
Barra Frontal - 11 times encerraram a temporada com parcerias ativas nesta propriedade.
 - 
	
Calção - 14 equipes contava com um ou mais parceiros, com exceção de Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo, Juventude e Bragantino
 - 
	
Meião - Segundo dados, o volume foi parecido de marcas nos anos anteriores (2019, 2020 e 2021).
 - 
	
Pontuais - 9 times fecharam patrocínios pontuais, totalizando 20 patrocínios pontuais
 















