
O Coldplay encerrou a sua série de apresentações no Brasil. A banda inglesa fez onze shows no País, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, em mais de 25 dias. Além da arrecadação com venda de ingressos e a grande movimentação do turismo nas cidades, a turnê também colocou dinheiro no bolso de três grandes clubes: Botafogo, Coritiba e São Pauo. As equipes cederam seus estádios e lucraram com a banda.
Os clubes de futebol diversas vezes emprestaram suas arenas para outras atividades, como shows musicais e outros eventos que, por vezes, tiram os times de suas casas.
Botafogo faturou com show do Coldplay
O Estádio Nilton Santos voltou a receber um show de porte mundial após a chegada da SAF (Sociedade Anônima do Futebol). A ideia é transformar o estádio em uma arena multiuso e trazer mais rentabilidade para o estádio. Estima-se que o Glorioso ganhou R$ 800 mil em cada um dos três shows do Coldplay.
Já o São Paulo com o Morumbi, apenas com o aluguel o tricolor embolsou mais de R$ 6 milhões, sem contar a participação nos valores arrecadados com a venda de comidas e bebidas durante o espetáculo. Ao todo, foram seis apresentações no Cícero Pompeu de Toledo.
“Com as diversas tecnologias para a construção de estruturas temporárias que há no mercado, os estádios estão cada vez mais propícios para receber este tipo de evento. São palcos que podem ser desenvolvidos rapidamente, consumindo uma parcela pequena da agenda destinada aos jogos de futebol”, disse Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, que atuou na Olimpíada do Rio-2016 e na Copa do Mundo de 2014. Ela completou:
“A operação de um show é totalmente diferente de um jogo de futebol. No âmbito musical, os fãs estão aguardando essa experiência por anos, o que gera uma ansiedade natural no público. No show do Coldplay, por exemplo, montamos diversas ativações personalizadas para os clientes, com a presença de estúdios de maquiagem para o público feminino, bandas dentro do camarote que agitaram o público e um serviço de comidas e bebidas”, finalizou.
Botafogo quer mais ‘grandes shows’ no Nilton Santos
O Estádio Nilton Santos já tem mais apresentações marcadas este ano, como Red Hot Chili Peppers, The Weeknd e RBD. A ideia do Botafogo é tornar o estádio uma arena multiuso e palco de grandes eventos.
"Todas as decisões tomadas na SAF Botafogo passam pela aprovação do John Textor, e esta, sendo uma decisão estratégica de gestão, não poderia ser diferente. O que lhe mostramos foi o enorme potencial do estádio para se tornar lugar de referência para a realização de grandes shows no Rio de Janeiro. O Botafogo é um clube de futebol, e o futebol será sempre o centro de todas as nossas decisões, mas todos têm a percepção que hoje os clubes precisam encontrar fontes de receita alternativas e a exploração do estádio é uma importante linha", explicou Alexandre Costa, diretor de infraestrutura e operações do Nilton Santos.
Ele explicou que o clube quer mais grandes shows no local, após a instalação da grama sintética.
"Existem conversas para outras datas de grandes shows, que serão revelados em tempo oportuno. É uma linha de receita relevante no orçamento da SAF Botafogo, mas por respeito a todas as partes envolvidas, não revelamos números. Importante entender que a receita de um show não é apenas a locação do espaço, mas uma série de negócios envolvidos que são explorados, como estacionamento, alimentos e bebidas, vendas de pacotes de hospitalidade etc. Além da valorização de outros ativos do estádio, como camarotes, patrocínios, entre outros", encerrou Alexandre.