Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

John Textor Contra-Ataca: Revelações Explosivas Prometem Sacudir o Futebol Brasileiro

"Ninguém Vai Manipular Jogos Contra o Botafogo"

Data Publicação02/04/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

John Textor Contra-Ataca: Revelações Explosivas Prometem Sacudir o Futebol Brasileiro
Foto: Reprodução

O futebol brasileiro sempre foi um terreno fértil para paixões avassaladoras e polêmicas que transcendem as quatro linhas do campo. No entanto, as recentes declarações de John Textor, acionista da SAF do Botafogo, adicionaram um novo capítulo a essa novela, prometendo trazer à tona verdades que podem abalar as estruturas do esporte mais amado do país. Com acusações de corrupção e manipulação apontadas diretamente ao Palmeiras, John Textor não apenas provocou um estremecimento no status, mas também sinalizou uma cruzada pessoal contra as injustiças que, segundo ele, vêm prejudicando o Botafogo.

A Guerra de John Textor: Corrupção e Manipulação no Visor

Leia abaixo comunicado em site oficial de John Textor:

Aos Torcedores do Glorioso Botafogo e a todos que amam o futebol no Brasil:

À medida que pretendemos embarcar em um novo Brasileirão em 2024, é importante que eu forneça uma atualização sobre as alegações de corrupção e manipulação de jogos, especialmente porque todos esperamos que os problemas e os ‘maus atores’ do passado não sejam transferidos para o futuro. O Senado no Brasil tomou a decisão muito sábia de investigar completamente tais alegações, feitas por mim e por outros, e acredito que todas as pessoas no Brasil podem se orgulhar desta liderança, pois não tenho conhecimento de nenhum outro grande país que tenha demonstrado tal liderança no combate ao flagelo da corrupção no futebol mundial.

Ao fornecer esta atualização, estou ciente de que meus esforços parecem estar em desacordo tanto com o presidente da CBF, com base na manutenção de uma ação movida anteriormente, quanto com a presidente do Palmeiras, que parece ameaçar com uma ação judicial toda vez que eu mencionar uma verdade óbvia (que a manipulação de jogos é uma preocupação constante). Considero este último fato irônico, na medida em que os líderes de ambas as instituições anunciaram recentemente uma campanha contra a manipulação de jogos no campo de Wembley, há apenas duas semanas. Portanto, parece que é mais fácil apontar o dedo do que se olhar ao espelho… mas tal ironia é irrelevante… porque a corrupção é um problema de todos… é verdadeiramente um problema global.

Qual é o próximo passo?

Ao pensarmos no recente anúncio da força-tarefa anticorrupção anunciada no Estádio de Wembley, é preciso dizer que a manipulação de jogos não terminará nas mãos da presidente do Palmeiras, cujo time parece ser o principal beneficiário da manipulação que altera o campeonato em ambas as temporadas de 2022 e 2023. Também não terminará se o presidente da CBF convidar a “Raposa no Galinheiro”, para liderar esta força-tarefa, ao mesmo tempo em que optar por litigar contra o dono do time do Botafogo que com certeza é o mais comprometido, e o mais capaz, em introduzir tecnologias modernas que sejam capazes de eviscerar os métodos tradicionais de manipulação de jogos.

Para ser claro, tenho 100% de prova de que a manipulação de resultados impactou materialmente os resultados da campanha da Série A Brasileirão em cada um dos últimos dois anos, 2022 e 2023 – e no caso de 2023, os impactos da manipulação de resultados afetaram de fato, colocam o Palmeiras como um campeão indigno, sobre o Botafogo, cuja campanha recorde de vitórias foi certamente a mais prejudicada por práticas corruptas. Nunca argumentei que o próprio Palmeiras, ou sua presidente, seja o responsável por essa manipulação de jogos. Na verdade, no meu muito assistido protesto contra a corrupção em novembro passado, deixei claro que reconhecia que os grandes ‘jogadores do Palmeiras não queriam vencer desta forma’. No entanto, defendo, com grande convicção, que as ambições do Palmeiras no campeonato beneficiaram-se desta corrupção.

Para efeitos deste resumo simples, decidi submeter apenas dois jogos (de muitos) para revisão do Ministério Público… um jogo importante (para cada um de 2022 e 2023) que foi ‘100%’ confirmado, pelos principais especialistas e inteligência artificial, como Manipulação de Partida.

  • Palmeiras x Fortaleza (2 de novembro de 2022), vitória do Palmeiras por 4 a 0, que ajudou a garantir o campeonato Brasileirão de 2022 para o Palmeiras, foi MANIPULADA .

A CBF (e autoridades judiciais no Brasil) recebeu notificação por dois e-mails separados durante a tarde de 16 de maio de 2023, alertando tais autoridades sobre a óbvia manipulação do jogo que alterou o resultado do jogo acima, alterando assim o resultado do próprio Brasileirão de 2022.

O jogo Palmeiras x Fortaleza de novembro de 2022 foi, segundo grandes especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos quatro jogadores do Fortaleza. Vários outros jogadores exibiram desvios anormais em situações-chave de marcação de gols, embora apenas quatro jogadores tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação do jogo. Deve ficar claro que as provas não estabelecem o motivo, nem sugerem que qualquer clube ou qualquer parte tenha sido responsável pela manipulação, para além dos jogadores específicos identificados.

Ressalte-se que a falta de resposta da CBF e de outros certamente deveria ser considerada um fator contribuinte para a corrupção que viria no Brasileirão de 2023. A pergunta deve ser feita: será que o maior desempenho do primeiro tempo do campeonato, na história do Brasil, teria se tornado o ‘maior colapso da história do futebol mundial’, se a CBF tivesse optado por agir com base em indícios claros de manipulação de jogos que poderiam ser confirmados já em maio de 2023?

  • Palmeiras x São Paulo, (25 de outubro de 2023), vitória do Palmeiras por 5 a 0, que foi o início de uma ultrapassagem aparentemente impossível (e agora histórica) sobre um time do Botafogo que acabara de estabelecer o recorde histórico de ‘pontos’ no primeiro turno de um Brasileirão, após 14 vitórias em 17 jogos disputados, foi MANIPULADA.

O jogo Palmeiras x São Paulo de outubro de 2023 foi, segundo grandes especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos cinco (5) jogadores são-paulinos. Um total de sete (7) jogadores apresentaram desvios anormais em situações-chave de marcação de gols, embora apenas cinco (5) jogadores tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação do jogo. Deve ficar claro que as provas não estabelecem o motivo, nem sugerem que qualquer clube ou qualquer parte tenha sido responsável pela manipulação, para além dos jogadores específicos identificados.

O relatório de correção de resultados de nível II que, após a conclusão do nível de correção de resultados III, provaria a manipulação de resultados no jogo Palmeiras x São Paulo acima, foi fornecido ao STJD no final de 2023, embora o STJD tenha deixado clara sua decisão de não investigar mais. Os nomes dos indivíduos acusados ​​foram, e devem sempre ser, editados e não mostrados a um ‘tribunal desportivo’. Tais provas só devem ser apresentadas a procuradores e investigadores governamentais nomeados constitucionalmente. Não tenho intenção de colocar esses indivíduos acusados ​​em perigo antes que possam agir para se defenderem e se protegerem.

Já tomei medidas para fornecer provas abrangentes relativas aos jogos acima, e outros jogos, a um procurador de jurisdição competente, para incluir provas de uma sequência de manipulações que devastou o campeonato de 2023. Além dos maus atores em campo (geralmente jogadores), também estou preparado para demonstrar certas combinações de indivíduos, ao atuarem juntos como Árbitro de Jogo e Árbitro Assistente de Vídeo, que claramente comandaram jogos com manipulação, ao mesmo tempo em que cometeram erros de arbitragem devastadores. que garantiram resultados manipulados.

Atirar no Mensageiro?

Já passou da hora de a perseguição à Justiça Desportiva deixar de ser usada, dentro da CBF, para reprimir a liberdade de expressão e intimidar denunciantes. O fato de eu, como proprietário de um clube convidado pela legislatura, ter sido suspenso por qualquer período de tempo (muito menos por um ano inteiro), impossibilitado sequer de assistir aos jogos nas bancadas, simplesmente por chamar a atenção para a óbvia manipulação de resultados, é constrangedor para o Brasil. A Lei da SAF tem o potencial de trazer bilhões de dólares estrangeiros para o Brasil, para o benefício de todas as comunidades, mas o legislador que me convidou para ir ao Brasil fica à margem enquanto seu primeiro ‘case’ é perseguido por um órgão não judicial que certamente será a morte da participação estrangeira no mecanismo SAF.

A nossa tecnologia só é capaz de provar “como” uma correspondência foi manipulada, mas apenas procuradores nomeados constitucionalmente podem dizer “por quê”. Só eles têm acesso a ferramentas de investigação potentes que podem implicar outras partes fora do campo que possam estar envolvidas, ou mesmo responsáveis, pelas infelizes tradições de manipulação de jogos.

Por favor, lembrem-se, fui convidado pela sabedoria do Legislativo do Brasil para trazer oportunidades e mudanças ao futebol no Brasil, para o benefício de todo o Brasil. Fui recebido por dirigentes dos grandes clubes do Brasil na diretoria da LIBRA, onde passei a admirar a Sra. (Leila) Pereira, entre muitos outros. Estou profundamente triste por saber o que aprendi, embora realmente não tenha escolha (com base no que aprendi) de perseverar nesta luta contra a corrupção no nosso jogo.

Uma oportunidade para o Brasil liderar novamente

Estou ciente da mudança dolorosa e positiva que ocorrerá no belo futebol do Brasil… mas para aqueles de vocês que se recusam a reconhecer a corrupção óbvia que se tornou generalizada em nosso jogo, por favor, entendam que minhas ações são o resultado óbvio da Lei da SAF e meu convite para vir ao Brasil.

Não vim ao Brasil conscientemente para ser um disruptor, ou para combater a corrupção, mas foi assim que me encontrei. Tenho a mente, as habilidades e o conhecimento para trazer o futuro para o Brasil… e essa agora é a minha missão.

Eu sou um futurista. Acredito no domínio digital. Ao longo de uma longa vida de sucessos e fracassos, desenvolvi uma mentalidade que não pode ignorar os principais problemas da sociedade que são tão facilmente resolvidos por ferramentas tecnológicas em rápida evolução e, agora, pelas primeiras aplicações práticas da inteligência artificial. Se você não quer mudanças no Brasil, então não convide alguém cuja empresa de maior sucesso começou com o nome de “Evolution AI”,

A Lei da SAF, acredito, será maravilhosa para o Brasil. Ronaldo e eu fomos os primeiros a adotar esta lei enquanto lutávamos para salvar os lendários clubes Cruzeiro e Botafogo – e sei que ambos ficamos orgulhosos de ver outros seguirem o exemplo em apoio aos grandes clubes do Vasco, Bahia e Coritiba. A Lei da SAF trará novas perspectivas que serão combinadas com sabedoria e experiência e, trabalhando juntos, o Brasil poderá realmente ressurgir como líder no futebol mundial.

Este episódio atual de corrupção não é um constrangimento para o Brasil. Este é um grande momento para o Brasil – uma oportunidade de liderar novamente. Começando com a Lei da SAF, e continuando com a revisão da nossa tecnologia pelo Senado e sua decisão de abrir uma investigação completa, o Brasil está agora liderando o mundo no esforço organizado para acabar com a manipulação de resultados, e o exemplo do Brasil será mais uma vez seguido pelo todo o mundo do futebol.

Se você tiver a “vontade”, nós temos a tecnologia. A velha arte da manipulação de resultados não é páreo para a visão computacional e a Inteligência Artificial. Em breve, todos os atores corruptos, dentro e fora do campo de jogo, saberão que existe um “olho no céu”, movido por uma máquina, que vê tudo.

A corrupção no futebol não vai acabar, e os maus atores sempre procurarão novas maneiras de atacar a integridade do nosso belo jogo… mas as lembranças dolorosas e o sacrifício angustiante da campanha corrompida do Botafogo no Brasileirão de 2023 irão, esperançosamente, provar que não foi em vão…porque a corrupção do passado terá encontrado a tecnologia do futuro, e o futebol no Brasil será novamente um exemplo a ser seguido pelo mundo.

As Acusações Explosivas

Na noite de segunda-feira, em um pronunciamento que repercutiu em todo o meio esportivo, John Textor voltou a falar sobre as supostas manipulações no futebol brasileiro. De forma ousada, o empresário americano apontou o Palmeiras como um dos beneficiados por essas irregularidades, embora tenha isentado o clube de qualquer responsabilidade direta. No entanto, suas palavras carregaram um peso significativo, ao revelar que possui "evidências 100% comprovadas" de manipulação de jogos, incluindo partidas envolvendo o alviverde.

O ano passado foi maluco, quero que vocês saibam que o que aconteceu ano passado não vai passar despercebido, temos uma nova temporada. Temos evidências muito fortes, 100% comprovadas, de que o Palmeiras foi beneficiado por manipulação de resultados por pelo menos duas temporadas. Peço desculpas se isso for causar barulho, mas as evidências são de 100%, estão nas mãos dos procuradores. Estou aqui para defender a honra do nosso clube, os jogadores precisam jogar, e os torcedores têm de amar, mas é uma luta, é difícil, mas estamos juntos. Ninguém vai manipular jogos contra a gente esse ano. Eu prometo isso a vocês.

A Promessa de Mudança

Mais do que acusações, John Textor prometeu uma revolução no futebol brasileiro, assegurando que tais injustiças não se repetiriam contra o Botafogo. Com a promessa de entregar provas concretas às autoridades competentes, o empresário americano desafiou o sistema, colocando-se como um verdadeiro defensor da integridade esportiva. Sua determinação em combater a corrupção foi evidenciada pelo esforço em reunir documentos que comprovem suas alegações, mesmo frente às dificuldades encontradas no STJD.

Reações e Consequências

Entre Apoio e Crítica

As declarações de John Textor não passaram despercebidas, gerando uma onda de reações por parte de torcedores, especialistas e até adversários. Enquanto alguns veem no empresário um herói disposto a lutar contra um sistema corrompido, outros questionam suas intenções e a veracidade de suas provas. Danilo Lavieri, renomado jornalista esportivo, foi um dos que criticaram Textor, acusando-o de cometer um crime ao levantar tais acusações sem, segundo ele, apresentar evidências concretas.

Todas as vezes que o John Textor se comporta assim, eu lembro do Eurico Miranda. A grande diferença é que o Eurico sabia de cor e salteado cada artigo do regulamento para poder usar a brecha. O John Textor não, está aqui fazendo uma galhofa, se comportando como qualquer um entre os dirigentes mais despreparados que tem no Brasil. Ele está cometendo um crime, não pode falar esse tipo de coisa sem apresentar as provas (...)  Vamos lembrar o auxiliar do Abel (Ferreira), o Renato Gaúcho, o Felipão, de falarem que é coisa do sistema, coisa de cima, de forma genérica, o que não pode ser tolerado. Agora, ele falar que o Palmeiras está sendo beneficiado há dois anos, sem mostrar nenhuma prova, é muito mais grave do que uma coletiva de imprensa, xingar o juiz, fazer gesto de que está sendo roubado… O John Textor é dono da SAF do Botafogo, precisa ter muito mais responsabilidade com o que fala. Nas poucas vezes que apresentou alguma coisa, era muito frágil. O Botafogo fez 17 pontos no returno, não perdeu só o campeonato para o Palmeiras, mas para o Flamengo, o Grêmio, o Atlético-MG… O que o Palmeiras vai fazer é exigir que o Textor apresente as provas.

O Palmeiras no Olho do Furacão

O Palmeiras, por sua vez, encontra-se em uma posição delicada. Além de ter que lidar com as acusações, o clube também se vê no centro de uma batalha legal e midiática. Informações apontam que está em vias de iniciar ações nas esferas civil e criminal contra John Textor, em uma tentativa de limpar seu nome e se defender das alegações.

Botafogo Hoje

Em tempos de desinformação, o BOTAFOGO HOJE continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso contamos com uma equipe apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade sobre o Botafogo. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional do nosso portal? E melhor, não custa nada. Basta seguir e compartilhar nossos conteúdos.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e ficar por dentro do nosso Glorioso e ver mais Dicas.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.