Botafogo Hoje
jair-em-campo-no-classico-botafogo-flamengo-maracana-2025
Botafogo empata com o Flamengo no Maracanã; Renato Paiva fala de sua estratégia
COLETIVA

Botafogo empata com o Flamengo no Maracanã; Renato Paiva fala de sua estratégia

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Sem Artur, técnico aposta em Allan e vê empate com o Flamengo como justo, destacando a atuação tática e a força da torcida alvinegra.

Data Publicação:19/05/2025
Compartilhar no:

O clássico entre Botafogo e Flamengo, neste domingo (18/5), terminou empatado em 0 a 0 no Maracanã. Mas o placar zerado não refletiu a intensidade da partida. Mesmo sem Artur, destaque da vitória sobre o Estudiantes, o Botafogo foi valente. Renato Paiva precisou repensar toda a estratégia, e promoveu a entrada de Allan

O desafio de substituir Artur

Quem é Artur e por que sua ausência foi sentida?

Artur vinha sendo um dos destaques do Botafogo. Contra o Estudiantes, foi eleito o melhor em campo. Mas, com dores na coxa, ficou de fora do clássico contra o Flamengo. Para Renato Paiva, isso representou mais que a perda de um titular. Foi a perda de um jogador com características únicas.

A escolha por Allan

Renato Paiva optou por uma mudança tática: colocar mais um volante. E o escolhido foi Allan. Um jogador experiente, com passagens importantes na carreira e conhecido por sua inteligência tática. Segundo o técnico, ele "pisa o campo como ninguém".

“Ele cumpriu à risca o que eu pedi, fez uma exibição extraordinária”, afirmou Paiva.

Estratégia tática: como o Botafogo neutralizou o Flamengo

Primeiro tempo de estudo e adaptação

No início do jogo, o Flamengo teve mais posse de bola. O Botafogo foi obrigado a recuar, principalmente pelas jogadas pelo lado esquerdo com Alex Sandro. No entanto, o Glorioso resistiu bem e começou a ajustar o posicionamento.

Pressão na saída de bola

Renato Paiva explicou que a equipe tentou pressionar alto sempre que a bola estava com o goleiro Rossi. A ideia era forçar o Flamengo a dar chutões, o que fugia do estilo habitual dos rubro-negros. E funcionou.

“Acho que obrigamos o Flamengo a bater mais bolas longas do que é normal”, explicou o treinador.

Allan: o maestro improvável no Maracanã

Função diferente em campo

Ao contrário de Artur, que atua mais avançado, Allan jogou de frente para o jogo, como está acostumado. Isso permitiu ao Botafogo escapar da pressão flamenguista com mais tranquilidade.

“Ele foi um desbloqueador de jogo”, disse Paiva, elogiando a capacidade de Allan em encontrar espaços.

Experiência que fez diferença

Mesmo com idade avançada, Allan aguentou os 90 minutos em ótimo nível. Foi peça-chave na transição da defesa para o ataque e ajudou o time a manter a posse de bola nos momentos mais tensos.

Botafogo teve a melhor chance do jogo

Chute perigoso de Marlon Freitas

No segundo tempo, o Botafogo teve a melhor chance da partida. Marlon Freitas chutou forte e obrigou Rossi a fazer uma grande defesa. Para Renato Paiva, essa jogada poderia ter mudado o resultado.

“A melhor oportunidade é nossa. Podíamos ter feito o gol aí”, analisou.

Controle no segundo tempo

Com mais controle no meio-campo, o Botafogo conseguiu equilibrar o jogo. Apesar das poucas finalizações, sempre que chegava à área adversária criava perigo.

“Chegamos poucas vezes, mas com qualidade”, ressaltou o técnico.

Atuação da torcida: um show à parte

Alvinegros fizeram barulho no Maracanã

Mesmo com apenas 3 mil torcedores presentes, a torcida do Botafogo se destacou. Em vários momentos, calaram os mais de 50 mil flamenguistas.

“A coragem, o arrojo, a paixão… Jogar para eles é fantástico”, declarou emocionado o técnico.

Energia vinda das arquibancadas

Paiva destacou como a energia da torcida ajuda o time, principalmente em momentos difíceis. Seja no Maracanã ou no Nilton Santos, os alvinegros têm sido um apoio constante.

Empate justo, mas com sabor de vitória para o Botafogo

Reconhecimento do adversário

O Flamengo é um dos times mais fortes do Brasil. Empatar com eles, fora de casa, é motivo de orgulho. Ainda mais quando o time se reinventa sem um de seus principais jogadores.

Missão cumprida na visão do técnico

Para Renato Paiva, o Botafogo fez o que precisava: foi competitivo, soube se adaptar e mostrou personalidade.

“Representaram dignamente o campeão da Série A do Brasil”, concluiu.

autor

Por Thiago Guedes

Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo