Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Tecnologia contratada por Textor identifica gol ilegal de Savarino

Tecnologia versus Intuição Humana: Como um Software e Opiniões Divergentes Marcaram o Debate Após o Gol de Savarino

Data Publicação29/04/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Tecnologia contratada por Textor identifica gol ilegal de Savarino

O clássico entre Botafogo e Flamengo no Maracanã trouxe mais do que apenas emoção em campo; introduziu uma nova era de análises tecnológicas com a empresa "Good Game!". O gol de Savarino, que inicialmente passou por regular, foi posto em cheque por um avançado sistema de monitoramento, desencadeando uma série de debates sobre a legitimidade das decisões em campo.

O Papel da Tecnologia no Futebol Moderno

Adoção de Novas Tecnologias

Durante o clássico no Maracanã, a tecnologia "Match_Fix", dedicada a identificar manipulações, não encontrou irregularidades, mas o componente "Ref_EVAL", focado na arbitragem técnica, sinalizou uma falta não marcada que precedeu o gol. Esse relatório sugere uma possível revisão das práticas arbitrais com o auxílio de tecnologia avançada.

A Controvérsia do Segundo Gol

O segundo gol de Savarino pelo Botafogo, segundo análises do "Ref_EVAL", foi precedido por uma falta de Diego Hernández em Fabrício Bruno. A tecnologia, portanto, marcou o gol como irregular, um ponto que gerou amplo debate sobre a confiabilidade desses sistemas em jogos de alto estresse.

Botafogo Hoje

Em tempos de desinformação, o BOTAFOGO HOJE continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso contamos com uma equipe apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade sobre o Botafogo. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional do nosso portal? E melhor, não custa nada. Basta seguir e compartilhar nossos conteúdos.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e ficar por dentro do nosso Glorioso e ver mais Dicas.

Contato da perna direita do jogador do Botafogo na perna esquerda do jogador do Flamengo na origem do desequilíbrio e sem contato com a bola. Falta válida não apitada. Gol irregular aceito.

Reações e Implicações

A Perspectiva de André Rizek

André Rizek destacou o interesse de John Textor em levar o relatório à CBF, enfatizando a importância dessa tecnologia como o futuro do futebol. Ele também mencionou a surpresa de Textor com a aceitação do gol por comentaristas brasileiros, apontando para uma discrepância entre a análise técnica e a percepção pública.

O próprio Textor, vendo esse vídeo, considera que o gol marcado a favor do Botafogo é ilegal. É o mesmo critério que o leva a reclamar do gol marcado pelo Flamengo no ano passado, com uma falta na origem da jogada, do Bruno Henrique. O Textor ficou surpreso de que no Brasil a maior parte dos comentaristas opinou que o gol foi legal, porque ele acha que o gol é ilegal. Ele leva muito a sério, ele acha que o software está correto. Não é curioso?

A conclusão que eu chego é que a máquina jamais pode ser definitiva para você falar de arbitragem, porque eu já mudei de opinião umas 300 vezes vendo esse lance.

PC Oliveira e a Defesa da Decisão Humana

Contrariando o relatório, o comentarista Paulo Cesar Oliveira defendeu a legalidade do gol durante o programa "Seleção SporTV". Para PC Oliveira, o contato foi parte normal do jogo, exemplificando como a intuição e experiência humana ainda são cruciais nas decisões do futebol.

Eu entendo como contato de jogo, não vejo como um impacto suficiente para a queda do Fabrício Bruno. O Hernández tem uma aproximação e com o mínimo contato o Fabrício Bruno se atira, todos os defensores tem essa característica de sugestionar a marcação da falta, porque é muito mais cômodo para o árbitro marcar uma falta no campo de ataque do atacante sobre o defensor. Se esse lance tivesse sido dentro da área, se tivesse invertido e o árbitro marcasse o pênalti, hoje seria um escândalo.

Se formos analisar a atuação do Claus, depois de uma semana de muita pressão, de pedido de veto na escala, com empresa contratada, não é uma semana normal, mexe com toda sua preparação, tem que ter uma estrutura muito grande para poder suportar… Com toda a pressão, foi uma atuação muito boa do Raphael Claus.

Respeito completamente o trabalho que está sendo feito, a utilização de novas tecnologias, temos que estar sempre abertos a todo tipo de conhecimento. Mas acho extremamente perigoso, através de um relatório, apontar decisões que estão no campo da interpretação para vetar um árbitro de um jogo, levar um árbitro à CPI, expor a pessoa sem nenhum tipo de prova robusta para comprovar a manipulação. Manipulação é o árbitro entrar em campo sugestionado a prejudicar, recebendo por isso, e isso é muito grave. Não se pode colocar suspeição contra pais de família, contra pessoas sérias assim.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo