Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Revisão do VAR: A Polêmica Não Expulsão de Martinelli em Botafogo x Fluminense

Uma Decisão Controversa no Nilton Santos

Data Publicação:13/06/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Revisão do VAR: A Polêmica Não Expulsão de Martinelli em Botafogo x Fluminense
Foto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou em seu site o vídeo com a revisão do VAR no lance da não expulsão de Martinelli por falta dura em Gregore aos dez minutos do primeiro tempo do clássico Botafogo 1×0 Fluminense, realizado nesta terça-feira (11/6), no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro-2024.

A Decisão de Campo e a Revisão do VAR

O árbitro Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP) aplicou apenas cartão amarelo, e o VAR Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC) concordou com a decisão, como mostram os diálogos. Algumas partes são difíceis de ouvir por conta do falatório dentro de campo.

"Foi o Martinelli, vai tomar cartão. Pisa pé com pé, tem uma torção. Amarelo para você!" – exclama Flavio Rodrigues no campo para o volante tricolor.

Na revisão, para dar o veredicto final, o VAR Rodrigo D’Alonso usa uma câmera de trás que parece não dar a dimensão certa onde as travas da chuteira de Martinelli acertam o tornozelo de Gregore.

"O Martinelli vai chutar, ele não põe força, só vai tocar a bola e pega no pé dele. Tem alguma outra (câmera)? É essa, põe em slow. É a pontinha do pé dele que está no chão, e na hora que pisa no chão essa ponta do pé vai no tornozelo" – analisa D’Alonso, antes de comunicar ao árbitro de campo sua decisão:

"Flavio, já checado. O jogador do Fluminense pisa no tornozelo, porém era uma ação contínua do chute que ele erra e está com o pé apoiado no chão. Confirmado cartão amarelo, pode seguir."

A Reação de John Textor e Outras Opiniões

O acionista majoritário da SAF do Botafogo, John Textor, foi às redes sociais protestar contra a não expulsão de Martinelli, do Fluminense. Ele compartilhou um print do relatório da empresa “Good Game!” que mostra que o cartão vermelho deveria ter sido aplicado. O árbitro Flavio Rodrigues de Souza deu apenas amarelo e o VAR Rodrigo D’Alonso Ferreira não recomendou revisão do lance.

"Essa foi fácil… A visão do computador vê o que os olhos veem. O VAR deveria ser mais consistente na aplicação das regras. Momento de ensinar para o árbitro de vídeo. Sejam melhores," pediu Textor, em story no Instagram.

O comentarista Paulo Cesar Oliveira, do SporTV, também afirmou que Martinelli deveria ter sido expulso, atestando que o Botafogo foi mais uma vez prejudicado no Campeonato Brasileiro.

"O contato é com a sola da chuteira, é acima da linha do tornozelo e com força excessiva. Isso, para mim, é jogo brusco grave e é lance para cartão vermelho. No campo, é difícil de perceber, pela velocidade da bola, mas o VAR, analisando essa imagem, o ponto de contato, a maneira como foi o contato, com a sola da chuteira, com força excessiva, com risco de lesionar o adversário, é uma entrada para cartão vermelho. É o critério que tem sido usado no campeonato" – analisou PC.

Consequências para a Comissão Técnica do Botafogo

O árbitro Flavio Rodrigues de Souza relatou na súmula do clássico Botafogo 1×0 Fluminense o que o levou a expulsar o auxiliar João Cardoso ainda no primeiro tempo do jogo.

"Após ser advertido anteriormente por cartão amarelo por discordar das decisões da equipe de arbitragem, foi advertido com cartão vermelho direto por sair do banco de reserva esbravejando com gestos e ações de maneira acintosa e proferindo as seguintes palavras: ‘Apita direito, tudo contra nós, apita para os dois lados essa porra‘," escreveu Flavio.

João Cardoso é um dos auxiliares do técnico Artur Jorge e responsável especificamente pelos treinos de bola parada. Ele já havia levado cartão amarelo anteriormente por ter reclamado (com razão) da não expulsão de Martinelli por entrada forte em Gregore, logo aos dez minutos do clássico.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo