Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Por que Tiquinho Soares foi "barrado"? Artur Jorge explica!

O treinador português explica as escolhas no elenco e valoriza a vitória na segunda rodada do Brasileirão-2024

Data Publicação19/04/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Por que Tiquinho Soares foi "barrado"? Artur Jorge explica!

Na noite desta quinta-feira, no confronto entre Botafogo e Atlético-GO, Artur Jorge, técnico do Botafogo, trouxe à tona suas decisões estratégicas para o elenco. Optou por começar com Tiquinho Soares no banco, uma escolha pautada na necessidade de preservação física do jogador devido à sequência intensa de jogos que a equipe enfrenta.

Artur Jorge: Gestão de Elenco e Estratégia de Jogo

Decisão por Tiquinho Soares

Artur Jorge esclareceu sua estratégia inicial de poupar Tiquinho Soares, enfatizando a importância de gerenciar o desgaste físico dos jogadores.

Temos que avaliar tudo aquilo que é o momento, o contexto. Vínhamos de dois jogos muito exigentes do ponto de vista físico. Queríamos poupar mais o Tiquinho nesse jogo. E foi em total consonância com ele, porque conversamos antes, achamos que era melhor. Vamos ter domingo mais um jogo, depois Libertadores, Flamengo, uma sequência muito difícil…

Explicou o técnico, reforçando a comunicação clara e a concordância do jogador com a decisão.

A Entrada Necessária de Soares

A situação tomou um rumo inesperado quando Matheus Nascimento, que iniciou a partida, precisou ser substituído por dores na coxa aos 25 minutos do primeiro tempo, levando Tiquinho Soares a entrar mais cedo do que planejado. Artur Jorge falou sobre:

Temos que passar também a mensagem de que temos que ter um elenco capaz e equilibrado para podermos dar respostas às exigências, não pensarmos que temos uma equipe de 11 elementos apenas. Hoje, de forma consciente, de total acordo com o atleta, senti que poderia ser um momento de fazê-lo descansar. Contrário àquilo que eu queria, aos 20 minutos tivemos que colocá-lo, ele terminou fisicamente mais desgastado. Hoje era a ideia, também tinha confiança no Matheus, infelizmente ele saiu muito cedo e não teve oportunidade de agarrar essa oportunidade importante para ele.

Avaliação da Performance e Resultados

Primeira Vitória Sob Nova Direção

Artur Jorge celebrou a primeira vitória do Botafogo sob seu comando, destacando a importância desse resultado em casa. No entanto, foi crítico sobre a performance do time. 

A vitória é aquilo que fica. Primeiro jogo em casa, uma vitória, frente aos nossos torcedores, muito satisfeito pelos pontos conquistados, não tanto por aquilo que fizemos, porque tínhamos a sensação de que poderíamos e deveríamos ter feito muito melhor. A equipe lutou muito, foi muito competente quando teve também que sofrer, mas diferente daquilo que queremos para esse Botafogo, uma equipe que possa ser menos sofredora e mais dominadora. Hoje não aconteceu isso, ficamos com os três pontos, com a sensação de que poderemos e devemos fazer melhor.

Tivemos um bom desempenho defensivo, que é importante para nós como equipe manter nossa baliza a zero. É o primeiro passo para podermos ganhar. Disse aos meus jogadores que hoje era dia de ganhar, ponto. Estamos na segunda rodada, vencemos em casa, muito importante, com o desempenho que não queremos. Podemos e devemos fazer muito melhor. Em outros jogos, se tivermos esse desempenho não vai ser suficiente para ganhar. Mas houve uma tentativa da equipe, trabalhar, lutar, quando sofreu, sofreu em conjunto. São valores importantes para o nosso percurso.

Desempenho Defensivo e Futuros Desafios

Artur Jorge também frisou o desempenho defensivo positivo, essencial para manter a meta invicta e conquistar vitórias. A discussão se estendeu aos próximos desafios, incluindo confrontos na Libertadores e contra equipes fortes como o Flamengo, evidenciando a necessidade de um elenco equilibrado e pronto para responder a essas exigências.

Temos um longo caminho a percorrer, não só naquilo que é a temporada, como os objetivos que temos. Para mim, a grande importância é o Juventude domingo, o jogo seguinte pensaremos depois. Temos um caminho a percorrer de construção, de consolidação de ideias, de termos uma equipe que compre a ideia que trazemos. Nesse momento há uma entrega de todo o elenco em poder desempenhar aquilo que procuramos. Todo processo tem tempo, e temos pouco tempo de trabalho feito e também para poder fazer. E o processo é feito em cima também de vitórias, por isso hoje considero que a vitória foi o mais importante.

Soubemos sofrer, foi uma das grandes características que tivemos na temporada anterior, mas temos também que mandar. E hoje fomos mais sofredores do que mandões. Podemos ver essa vitória como passo importante para o que queremos ver de sustentabilidade, de sequência. Em termos de percentual, tivemos 50% se quiser daquilo que é a capacidade para fazermos o que nos é exigido e pedido. Eu próprio senti essa ansiedade vinda de fora.

Sobre Danilo Barbosa

Nesse momento, todos os jogadores do Botafogo são titulares. Tenho que escolher só 11 para colocar em campo. Danilo no primeiro jogo foi um titular que começou o jogo de início, não o foi hoje, não o foi contra o Cruzeiro e fez um gol quando entrou, portanto é um jogador importantíssimo. Conheço ele muito bem, jogou em Portugal, no clube que treinei, sei da sua capacidade e seguramente será e continuará sendo um titular da equipe. Se poderá jogar mais vezes de início, depende sempre do que eu pensar como estratégia para o melhor 11 em cada um dos jogos.

Apaixonado pelo Botafogo

Estou completamente apaixonado pelo Botafogo, pelo trabalho que desenvolvo, as pessoas que estão comigo, aquilo que projeto. Estou completamente empenhado em ter sucesso nesse projeto. Minha relação com os jogadores é de grande franqueza e cumplicidade, sou mais um para ajudar. Temos um objetivo comum, quero muito, assim como meus atletas, que o Botafogo ganhe muitas vezes.

Botafogo Hoje

Em tempos de desinformação, o BOTAFOGO HOJE continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso contamos com uma equipe apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade sobre o Botafogo. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional do nosso portal? E melhor, não custa nada. Basta seguir e compartilhar nossos conteúdos.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e ficar por dentro do nosso Glorioso e ver mais Dicas.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo