Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Comentaristas destacam evolução estratégica do Botafogo em vitória contra o Flamengo

scensão Tática do Botafogo Sob o Comando de Artur Jorge: Um Novo Horizonte no Futebol Brasileiro

Data Publicação30/04/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Comentaristas destacam evolução estratégica do Botafogo em vitória contra o Flamengo

Desde sua chegada ao Botafogo, Artur Jorge tem sido a personificação da renovação tática. Com menos de um mês no comando, suas estratégias e abordagens já refletem significativamente nos resultados do time, especialmente após a vitória convincente por 2 a 0 sobre o Flamengo no clássico do Maracanã.

A Visão Estratégica de Artur Jorge

Comentaristas Elogiam a Evolução do Botafogo

Carlos Eduardo Lino, um renomado comentarista esportivo, não poupou elogios ao descrever a transformação do Botafogo sob a tutela de Artur Jorge. Segundo Lino, o técnico demorou para entender as dinâmicas do time, mas agora apresenta um Botafogo que impressiona pela organização e controle em campo.

Artur Jorge demorou a entender o time que tinha nas mãos e características. Todo mundo sabe que o Botafogo tem que evoluir controle, circulação de bola, porque saídas rápida sempre foram o ponto forte. Tem que proteger o time desse vai e vem constante. O Botafogo baixa muito as linhas, fica com campo grande para ir e voltar. Uma hora quebra. No ano passado, em vários momentos se desorganizou. Volta como, com que organização, com que estrutura? Artur Jorge parece estar dando isso. É impressionante a evolução tática conceitual.

Adaptação e Flexibilidade Tática

Outro aspecto notável é a abordagem flexível de Artur Jorge. O comentarista Júnior destacou a ausência de um centroavante tradicional contra o Flamengo, enfatizando como o Botafogo adaptou seu estilo de jogo para maximizar as habilidades de jogadores como Luiz Henrique e Savarino, que tiveram performances destacadas pela inteligência tática.

Jogou sem centroavante de ofício, com variação. O time do Botafogo vai ser talhado para jogar dessa forma, como foi muitas vezes no ano passado. Porque o grande mérito do Artur Jorge nesse momento é encaixar participação de Luiz Henrique, Júnior Santos, Eduardo, Savarino, que fez partida taticamente perfeita. Vai saber sofrer sem a bola e com a bola as escapadas são fundamentais.

Defesa Fortalecida e Adaptação em Clássicos

Segurança Defensiva Reconhecida

Jéssica Cescon, comentarista da "Redação SporTV", apreciou especialmente a postura defensiva do Botafogo. Ela ressaltou que, apesar da fama ofensiva, a equipe mostrou-se extremamente segura na defesa, uma qualidade crucial para enfrentar adversários do calibre do Flamengo.

Gostei bastante do jogo do Botafogo. Faltou mesmo criação no primeiro tempo. Falamos tanto do Botafogo ofensivo, nessa partida era importantíssimo ter preocupação defensiva em primeiro lugar, foi muito responsável. A postura dos pontas foi defensiva em um primeiro momento, faltou o cara de criação, mas era um Botafogo seguro defensivamente. Sabia que precisava suar e sofrer contra um Flamengo que se desse liberdade chegaria mais próximo de fazer seus gols. No segundo tempo, Eduardo sai da referência para ajudar na construção, o Botafogo melhora, sempre letal para buscar o gol. Interessante que conseguiu se adaptar a um adversário de qualidade e entendeu que em nem todo jogo vai ser poder ser irresponsável, no sentido de atacar com tantos jogadores, e vai se posicionar mais atrás.

Análise de Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho analisou o desempenho tático do Botafogo, apontando a eficácia com que a equipe implementou sua estratégia de jogo, superando o Flamengo em termos de execução e criatividade durante o clássico.

Fato é que o Botafogo conseguiu colocar em prática algo que pensou para o jogo de maneira melhor que o Flamengo. Não sei se a ideia era jogar em contra-ataque o tempo todo, o Flamengo conseguiu controlar nos primeiros minutos, com marcação adiantada, circulando a bola, mas com pouquíssima capacidade de criação. Nos últimos dez anos foi primeiro jogo como mandante que não deu um chute no gol. Teve muitos problemas para gerar vantagens próximo do gol adversário, enquanto o Botafogo protegeu bem a área. Bastos fez jogo de muito destaque. O Botafogo aos pouquinhos foi encontrando espaços, brechas atrás da primeira linha, foi crescendo, até fazer o gol no início do segundo tempo, em belíssima jogada ensaiada. Depois, se fechou mais, preencheu o meio e o Flamengo ficou sem repertório, o que tem acontecido nas últimas partidas. É um problema grave.

Polêmicas e Arbitragem

Controvérsias no Clássico

Zinho, comentarista do "ESPN FC", trouxe à tona questões de arbitragem, discutindo especificidades do jogo que poderiam ter influenciado o resultado, como um possível impedimento e um contato controverso envolvendo Savarino.

Para mim, foi falta no Fabrício Bruno. (Árbitro e VAR) Não chutaram uma bolinha, nunca tiveram um contato, não têm capacidade nenhuma para avaliar um lance desse. Contato é mínimo não existe. Teve contato do Savarino (?!) no pé, o tronco encosta e o pé também, que não vai em nenhum momento na bola. Não tinha condição de tocar na bola, que estava sob controle do Fabrício Bruno. Não ia mudar nada, o Botafogo mudou merecidamente, mas para mim foi falta clara.

Sinergia e Apoio ao Treinador

Relações Internas e Apoio ao Treinador

Finalmente, André Hernan compartilhou insights sobre o ambiente interno do Botafogo. Ele revelou uma forte conexão e aprovação do elenco para com o técnico Artur Jorge, destacando como essa sinergia tem se refletido positivamente nos resultados do time.

Ontem, eu estava indo para Itaquera, para quem é de São Paulo demora a chegar, mandei uma mensagem para o pessoal do Artur, falando “que legal, engrenou, está chamando atenção do futebol brasileiro”. E a resposta foi “o elenco está encantando com o trabalho do Artur Jorge, abraçou o treinador”. Não é só questão do resultado. É o dia a dia que tem sido muito bom, os atletas elogiam muito como ele tem levado o grupo e como o elenco é gerido. Ele, que nunca trabalhou fora de Portugal, está sendo muito bem recebido. Está tendo essa sinergia, que tem quando o grupo abraça ideia e treinador consegue ter gestão de grupo. Aí o resultado vem.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo