Botafogo Hoje
Botafogo: Cancelamento do Amistoso Contra o Cruzeiro e Foco na Preparação para o Brasileiro 2025
Botafogo Desiste de Amistoso contra Cruzeiro: Renato Paiva Foca em Preparação para o Campeonato Brasileiro
PREPARAÇÃO

Botafogo Desiste de Amistoso contra Cruzeiro: Renato Paiva Foca em Preparação para o Campeonato Brasileiro

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Com quatro semanas livres antes da estreia, Botafogo busca alternativas de amistosos para ajustar time e garantir um bom início de temporada.

Data Publicação:07/03/2025
Compartilhar no:

O Botafogo segue seu planejamento para a temporada de 2025 com foco na preparação para o Campeonato Brasileiro. Após a eliminação precoce no Campeonato Carioca, a equipe tem agora quatro semanas livres até sua estreia contra o Palmeiras, no Allianz Parque, dia 30 de março. Durante esse período, o clube tentava agendar amistosos, mas o esperado jogo contra o Cruzeiro foi cancelado. O motivo? O novo técnico, Renato Paiva, pediu mais tempo para trabalhar com os jogadores.

O Cancelamento do Amistoso

Inicialmente, o Botafogo havia agendado um amistoso contra o Cruzeiro para o dia 15 de março. No entanto, a diretoria alvinegra decidiu cancelar o jogo. De acordo com o Blog do Diogo Dantas, do jornal O Globo, a decisão veio após um pedido de Renato Paiva, que assumiu o comando técnico do time há pouco mais de uma semana.

Renato Paiva pediu mais tempo para poder trabalhar com o elenco e implementar suas ideias, sem a pressão de um amistoso no meio do processo. O Cruzeiro, por sua vez, compreendeu o pedido e não colocou obstáculos para que a partida fosse remarcada.

Por que o Botafogo Precisa de Tempo?

A escolha de dar mais tempo a Renato Paiva faz sentido, considerando que ele assumiu o cargo apenas na última terça-feira e ainda está em fase de adaptação com o grupo. O Botafogo, que foi eliminado do Campeonato Carioca muito cedo, tem agora quatro semanas para ajustar seu time antes da estreia no Campeonato Brasileiro. Esse tempo é fundamental para que o técnico consiga moldar a equipe da forma que deseja, sem pressa.

Durante essas semanas, Paiva poderá focar no treinamento físico e tático, além de trabalhar o entrosamento da equipe. A intenção é que o time chegue bem preparado para o primeiro jogo da competição nacional, enfrentando um adversário de peso como o Palmeiras.

A Busca por Amistosos

Embora o amistoso contra o Cruzeiro tenha sido cancelado, o Botafogo não desistiu de realizar jogos preparatórios. O clube ainda busca outros adversários para amistosos durante esse período de preparação. No entanto, a proposta de um jogo-treino contra o Maricá, que foi cogitada para o próximo fim de semana, também foi descartada.

A ideia da diretoria é que esses amistosos aconteçam mais para frente, quando a equipe já tiver passado por uma fase mais intensa de treinamento. No caso do Cruzeiro, as negociações esfriaram por conta do local da partida. A Raposa sugeriu jogar em outro estado, fora do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o que o Botafogo não considerou vantajoso para o seu planejamento.

A Situação de Renato Paiva no Botafogo

Renato Paiva, que tem a responsabilidade de manter o alto nível do Botafogo após a histórica temporada de 2024, falou sobre seu trabalho no clube. Ele comentou sobre a reunião que teve com John Textor, proprietário do clube, e revelou que não pretende fazer mudanças radicais no estilo de jogo. Paiva pretende aproveitar o legado deixado por Artur Jorge, o ex-treinador, e continuar o bom trabalho feito na temporada passada.

Futebol é movimento. Eu já sabia que [meu nome] estava na mesa, mas haviam outros treinadores. De repente aparece uma chamada para realizar um Zoom [reunião virtual], uma entrevista e no dia seguinte apareceu o John Textor convidando para assistir a Botafogo x Racing, quis me conhecer pessoalmente e as coisas ficaram fechadas. O fato impressionante foi que quando cheguei à reunião me apresentaram uma ficha bem identificada sobre mim, com pontos fortes e pontos fracas sobre minhas equipes. Gostei muito do que vi, acho que estava muito bem explicado. John viu cinco jogos diferentes de várias equipes… Viu do Independiente (del Valle), Benfica B, Bahia e Toluca. Senti que havia um conhecimento muito forte. Espero que eu viver no Rio tenha sido o último item para a escolha (risos).

Em sua chegada, o técnico mostrou que está bastante motivado e confiante no projeto, destacando a ambição da torcida e dos jogadores. Paiva também contou que ainda não conversou com Artur Jorge, seu antecessor, mas deixou claro que pretende dar sequência ao bom trabalho desenvolvido por ele.

Pode assustar a questão (pressão) porque o clube acabou de ganhar o que ganhou. Prefiro esse peso de ter que jogar para ganhar todos os dias, lutar por todos os títulos, da pressão de uma torcida gigante. É isso que nós cremos. Não há nenhum profissional que vá escolher lutar contra rebaixamento do que lutar por títulos. Nos últimos dias senti um orgulho enorme pela minha carreira, que não teve ajudas, e este passo também foi assim. Não conhecia John Textor nem ninguém do Botafogo. O desafio é lindíssimo, o plantel tem muita qualidade, teremos um mês para trabalhar, o que é raro no Brasil, e isso vai nos ajudar a colocar as coisas no lugar. O Artur deixou uma base de trabalho clara e obviamente não vou fazer mudanças radicais, vou aproveitar muito do que o Artur deixou aqui. É pôr um pouquinho da nossa ideia e jogar para ganhar sempre. Até para ver a dimensão de um clube como esse, já da reunião no hotel ele (Textor) me agarrou e disse “vamos para o jogo”. Nem em casa eu fui. Fui contratado naquele momento, nem sequer tive um momento de reflexão. Olho para o meu telefone e tenho 250 mensagens que ainda não consegui responder. Fiquei muito orgulhoso por ter gente do meu passado, diretores, jogadores. Muitos jogadores, não só do Benfica na época da formação, mas muitos por onde passei… Meu Instagram está inundado de mensagens. O Botafogo é gigantesco. Eu nem tenho tempo para isso (responder todas as mensagens), mas não recebi nada do Artur Jorge ainda, mas sei que ele está torcendo por nós.

A Comissão Técnica de Renato Paiva

A comissão técnica de Renato Paiva também foi apresentada à torcida. Ele trouxe quatro novos membros para sua equipe, entre eles os auxiliares Miguel dos Santos e Ricardo Dionísio. Ambos se mostraram empolgados com o elenco e a estrutura oferecida pelo clube.

O convite foi feito pelo professor Renato Paiva, é com um enorme prazer que volto a trabalhar com ele, assim como grande responsabilidade, porque o Botafogo é um dos maiores clubes do mundo. Para nós é um prazer representar este esquadrão. Vir ao Botafogo foi claramente também um update no nosso currículo, na nossa experiência, e será certamente um desafio grande poder aumentar o histórico deste clube. A pressão, no fundo, para nós é algo que é normal. A nossa última trajetória tem sido já em clubes também com bastante pressão, com bastante ambição, e um clube como o Botafogo, com a ambição que tem de revalidar títulos, de ganhar títulos, logicamente que é uma pressão natural. Para nós, também, futebol sem pressão não fazia sentido. Estamos claramente motivados e com toda a energia para encarar este novo projeto. 

Miguel dos Santos, responsável pela coordenação e análise de desempenho, destacou a fome de títulos demonstrada pelos jogadores. Para ele, o elenco do Botafogo, após a histórica conquista do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, está motivado para conquistar ainda mais.

É a minha primeira vez no Brasil, nunca tinha estado aqui neste país maravilhoso, e fui muito bem recebido. O Botafogo nota-se que é um clube familiar, que não deixa de ter a exigência de querer ser campeão, e está sendo muito motivador, este convite foi algo que me motivou muito a vir para cá. O que eu tenho sentido falando com os jogadores é uma grande receptividade. Estão querendo entender as pequenas mudanças que queremos fazer no modelo de jogo do Botafogo. E a outra coisa muito positiva é que ainda sinto todos com fome de títulos. E isso é algo que temos que manter, esse nível e essa ambição, porque a ambição não pode baixar.

Ricardo Dionísio, o principal auxiliar de Paiva, elogiou a estrutura do clube e mostrou otimismo para os próximos desafios. A comissão terá quatro semanas para ajustar a equipe e deixá-la pronta para enfrentar o Palmeiras em sua estreia no Campeonato Brasileiro.

A estrutura e a organização do Botafogo ajuda qualquer comissão técnica na sua integração, ao nível da sua simplicidade, ao nível da sua competência, ao nível dos recursos nas diferentes áreas. Para nós, não é surpresa, porque sabemos como funciona o futebol no Brasil, a maioria dos clubes tem uma estrutura bastante desenvolvida e competente. O que encontramos aqui veio de encontrar as nossas expectativas. Estamos bastante satisfeitos.

autor

Por Thiago Guedes

Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo