Botafogo Hoje
Foto: Victor Silva
Opiniões de Comentaristas e Jornalistas sobre o Momento Atual do Botafogo
ABRE ASPAS

Opiniões de Comentaristas e Jornalistas sobre o Momento Atual do Botafogo

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Botafogo na Briga pela Liderança do Campeonato Brasileiro

Data Publicação:09/07/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

O Botafogo está consolidado na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro, mas há margem para melhorar ainda mais. É o que ressaltou o comentarista Pedro Moreno, durante o “Seleção SporTV”, ao lembrar da chegada dos reforços Allan, Thiago Almada e Igor Jesus.

Reforços de Peso Elevam as Expectativas

– "Ainda tem muita gente boa para entrar. Vimos ontem (domingo) o Savarino entrando no final, voltando da Copa América, e metendo um golaço. Teve apresentação para a torcida do Allan, Almada, Igor Jesus… Tem gente boa para entrar. Allan e Almada imaginamos como titulares desse time. O Botafogo está numa crescente, muito bem, e ainda tem teto para evoluir, para subir. Cria uma expectativa muito grande para vermos o Botafogo no segundo turno," afirmou Pedro Moreno.

– "São jogadores que chegam acima da média para o futebol brasileiro. São dois nomes indiscutíveis. O Igor chega mais para uma composição de elenco," completou.

Cuiabano: Revelação da Base

O comentarista também destacou o lateral-esquerdo Cuiabano, que anotou seu segundo gol com a camisa do Botafogo na vitória sobre o Atlético-MG.

– "Fiz jogo do Cuiabano na base do Grêmio e ele atuava na maioria das vezes como ponta, sempre sobrava muito fisicamente, mas havia uma dúvida se ele ia desempenhar no profissional, porque às vezes acontece na base de quem tem uma maturidade física primeiro desponta mais. Eu imaginava ele chegando no Botafogo para ser uma peça de composição de elenco, e hoje ninguém discute quem é o titular. E isso nem é pelo gol de ontem, não," frisou.

Botafogo Dá Sinais de Competitividade

Os comentaristas destacam Artur Jorge e veem o Botafogo ‘dando sinal toda semana que tem condição de brigar pelo título’. Após a vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-MG, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, o time voltou para a vice-liderança do Campeonato Brasileiro e diminuiu a distância do Flamengo para um ponto. O programa “ESPN F360” valorizou o Glorioso e o colocou na briga pelo título nacional.

Análise de Raphael Prates

– "Você olha para o 3 a 0, não foi tão confortável quanto parece, teve um chute do Hulk na trave. Quando o Botafogo conseguiu espaço para colocar velocidade na linha defensiva, era problema. O jogo foi com o Botafogo superior em grande parte da partida, mas não era um domínio para 3 a 0. Foi uma grande vitória do Botafogo. Ganhou um jogo difícil do Cuiabá e ontem teve uma vitória categórica. Está dando sinal toda semana que tem condição de brigar pelo título. Trouxe jogador campeão do mundo, Almada, mais Allan e Igor Jesus, jogadores muito interessantes," afirmou o comentarista Raphael Prates.

Comentário de André Donke

– "A vitória foi merecida. Soube controlar o jogo, talvez 3 a 0 seja bem elástico. Teve lance do pênalti quando estava 1 a 1. Queria destacar dois aspectos. O Botafogo positivamente é um dos melhores ataques do país, diversifica bem os gols, é o que mais faz de fora da área e de bola parada, tem muito repertório, verticalidade, sabe jogar com posse. Se adequa aos cenários. Gosto do discurso do Artur Jorge, nada de oba-oba, é um candidato, mas não pode entrar nesse clima. Do Atlético, é a sétima expulsão em 14 jogos, é inaceitável, problema muito grande. É verdade que houve domínio do Botafogo, mas de repente com igualdade numérica o cenário seria diferente," analisou André Donke.

Importância de Artur Jorge

O comentarista Breiller Pires destacou a importância de Artur Jorge no processo.

– "O Artur Jorge é uma das escolhas mais certeiras da gestão do John Textor. Tem Luís Castro, no início da construção, mas se perdeu no substituto, escolhas muito ruins, manutenção do Lucio Flavio para atender elenco. Parecia que não conseguiria virar esse fio. Mas Fabio Matias chegou, ajudou a se classificar para a fase de grupos da Libertadores, o Botafogo podia manter, mas foi ao mercado e soube escolher bem, alguém identificado com o projeto. Artur Jorge é um cara tranquilo, dificilmente vemos se exaltar. É um cara passando muita confiança ao torcedor, depois de tudo que aconteceu ano passado. O torcedor já não pensa mais nisso, pelo segundo ano consecutivo está brigando pelo título, está vivo na Libertadores, sobreviveu a início tortuoso na fase de grupos. Textor enfrentou problemas, se perdeu, mas soube identificar bom profissional no mercado, alinhado com todo o projeto do Botafogo. Hoje vejo o Botafogo mais forte técnica, tática e mentalmente do que no ano passado. O segredo de tudo é a manutenção do trabalho, ter estabilidade. O time é promissor e com cancha, aprendeu com o ano passado o que pontos corridos exigem e a não desanimar com oscilação. Vejo o Botafogo mais robusto que no ano passado," concluiu Breiller Pires.

Força do Botafogo em Casa

Caiu no tapetinho, já era. O Botafogo tem voltado a fazer valer sua força no Estádio Nilton Santos, ainda que valha ressaltar que está com boa campanha fora de casa também no Campeonato Brasileiro. No programa “Troca de Passes”, do SporTV, o comentarista Alex Meschini destacou o poderio do time em em seus domínios, independentemente da grama sintética.

Análise de Alex Meschini

– "Não coloco a maior questão ou responsabilidade no gramado sintético não. Lógico que tem uma adaptação, mas é muito mais desculpa para os outros do que de repente para a gente desvalorizar essa questão de jogar em casa que o Botafogo tem conseguido assumir e outras equipes não conseguem," destacou Alex Meschini.

– "Aliás, muito melhor jogar no tapetinho do que no campo que o Fluminense jogou contra o Fortaleza. Absurdo a Série A ter campo tão ruim como o Castelão," complementou.

O Botafogo vem de vitórias por 3 a 0 sobre o Atlético-MG no Estádio Nilton Santos e por 2 a 1 sobre o Cuiabá na Arena Pantanal.

Tim Vickery: 'Ano passado eu nunca pensava que o Botafogo ia ganhar o campeonato. Esse ano acho que está na briga'

O Botafogo novamente começa bem o Campeonato Brasileiro. Se em 2023 fez o melhor primeiro turno da história (derrapou no fim da competição), em 2024 é vice-líder com 30 pontos em 15 jogos. Para o comentarista Tim Vickery, do “Redação SporTV”, há mais chances de ser campeão este ano.

– "Ano passado eu nunca pensava que o Botafogo ia ganhar o campeonato. Nunca. Falava isso, que não era modelo de jogo para ganhar o campeonato. Este ano acho que está na briga. Para mim, o time agora é melhor que o do primeiro turno do ano passado," analisou Tim Vickery.

– "Os últimos dois meses do Campeonato Brasileiro são tão diferentes, porque tem a questão de as copas já estarem quase resolvidas. Aí vira o foco, acho que foi uma coisa que minou o Botafogo no ano passado. O nível nos meses finais foi muito mais alto que no início, times saem da copa e colocam foco total no Campeonato Brasileiro," argumentou.

Luciano Mello: Análise da Vitória sobre o Atlético-MG

O jornalista Luciano Mello analisou a vitória do Botafogo sobre o Atlético-MG e a tendência de evolução do Glorioso.

– "Foi um jogo de afirmação de time que só tem a crescer nas próximas semanas, não só pelos reforços. Vinha de oscilação nos desempenhos, mas entregava resultados. Em um mês, jogou seis vezes, três vitórias, dois empates, só perdeu para o Criciúma. Não teve grande atuação desde o jogo com o Fluminense, mas ganhou muitos pontos. Ontem teve grande atuação, o placar ficou barato no primeiro tempo, já estava melhor antes da expulsão. Teve oscilação, o Atlético pede pênalti, tem bola na trave do Hulk, mas na reta final o Botafogo volta a se impor contra um time que é um pouco símbolo de Copa América, desfalques, cansaço, lesões. O Atlético saiu da briga, não vejo como ser campeão por causa de desfalques da Copa América e de lesões," disse Luciano Mello.

Comentarista Elton Serra: Botafogo tem Individualidades que Decidem Jogos

O Botafogo vence jogos na bola parada, nas transições, em trocas de passes e em finalizações de fora da área. Contra o Atlético-MG, na vitória por 3 a 0, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, esse último fator foi determinante. No programa “Sportscenter”, da ESPN, o comentarista Elton Serra analisou a partida.

– "Vimos um jogo que parecia se desenhar para equilíbrio grande, até pela proposta das duas equipes. O Botafogo é melhor que ano passado, controla melhor os jogos, enquanto o Atlético com tantos desfalques tenta encontrar equilíbrio. O jogo se condicionou também pela expulsão cedo. O gol do Luiz Henrique foi antes, o Botafogo já tinha intensidade grande. Depois que o Atlético perdeu Igor Rabello, mudou formação, conseguiu se equilibrar, mas o Botafogo nos minutos finais fez dois gols e conseguiu vitória importante em casa," disse Elton Serra.

– "O Atlético-MG tentou jogar fora de casa de forma diferente, subindo linhas, tentando pressionar. A expulsão fez perder um jogador quando tentava sufocar um pouco mais o Botafogo no campo de ataque. Se for ver o desenho do jogo e dos gols, o Botafogo não teve facilidade para entrar na defesa do Atlético, chutes de média distância, conseguiu ser feliz. O Atlético se fechava em linha de cinco, fechou espaços na frente da área e dificultou infiltrações do Botafogo. Restou o recurso de bater de fora da área, arriscar, foi feliz dessa forma. O Botafogo tem individualidades que acabam decidindo jogos e é muito bem treinado por Artur Jorge, encontra soluções criativas para vencer jogos," destacou.

Cuiabano Marca Segundo Gol pelo Botafogo

Contratado na janela doméstica de abril, Cuiabano anotou neste domingo seu segundo gol pelo Botafogo, na vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 0 no Nilton Santos. A atuação do jovem lateral de 21 anos rendeu elogios do comentarista Carlos Eduardo Lino, durante a transmissão do “SporTV”.

– "O Cuiabano merece um comentário bem especial. Hoje, do meio para frente, é um dos melhores laterais do Brasil, não tenho dúvida disso. Do meio para trás você discute poder de marcação dele, de ocupação de espaço, toque curto dele, várias outras questões, mas do meio-campo para frente ele é um atacante, um jogador muito bom," analisou Lino.

Cuiabano tem agora dois gols e duas assistências em 13 jogos com a camisa do Botafogo, que volta a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima quinta-feira para encarar o Vitória, às 21h30, no Barradão, pela 16ª rodada.

André Loffredo: 'Grande Vitória' do Botafogo sobre o Atlético-MG

Em 15 jogos, 30 pontos. Vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo venceu o Atlético-MG por 3 a 0, neste domingo, no Estádio Nilton Santos. A atuação do Glorioso foi valorizada pelo comentarista André Loffredo, que fez um trocadilho com a falta de transporte público para a volta de torcedores para casa.

– "Em campo, o trem passou. O Botafogo está em velocidade. O Atlético-MG não faz grande campanha, tem dificuldades, o Botafogo fez outro bom jogo, venceu por 3 a 0, assumiu a vice-liderança. Foram gols importantes para superar o Palmeiras no saldo. Luiz Henrique faz 1 a 0, o Atlético tem expulsão justa do Igor Rabello, o Botafogo fica no 11 contra 10, continua desempenhando bom jogo. Em determinado momento, cai de produção. O Atlético reclama de um pênalti, por esse ângulo não dá definir pênalti, mas dá uma impressão de pênalti. Teve pressão, bola na trave, causaram problemas. Só que o Botafogo é tão acertadinho que consegue suportar dificuldades até encontrar seu jogo," frisou Loffredo.

– "Até que o Cuiabano, jogador importante, faz o segundo gol, alivia situação e deixa o Botafogo tranquilo na partida. Para acabar, vem Savarino e faz o terceiro gol, no último lance da partida. Grande vitória, deixa na vice-liderança, coladinho no Flamengo. Que disputa para o carioca. Já dá para dizer que dificilmente um deles vai cair bruscamente de produção, vão brigar até o final. Pode ter outros times, mas Botafogo e Flamengo estarão lá," acredita Loffredo.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo