Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Árbitro Braulio da Silva Machado divulga súmula de Botafogo 3x4 Palmeiras

Relato polêmico inclui expulsões, ofensas e erros na súmula, colocando a atuação do árbitro em xeque

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:02/11/2023
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Árbitro Braulio da Silva Machado divulga súmula de Botafogo 3x4 Palmeiras

O árbitro Braulio da Silva Machado protagonizou um dos episódios mais controversos da temporada, ao carregar na súmula do jogo entre Botafogo e Palmeiras, ocorrido nesta quarta-feira (1/11) no Estádio Nilton Santos. Além de relatar as expulsões e os lances polêmicos da partida, o documento também incluiu uma série de alegações envolvendo membros da comissão técnica e diretoria do Botafogo, gerando intensa polêmica.

Súmula de Botafogo x Palmeiras

O relato do árbitro descreveu a expulsão de Joel Carli, jogador do Botafogo, e mencionou que foi ofendido pelo auxiliar-técnico do time alvinegro. Além disso, Braulio relatou os protestos de John Textor, acionista da SAF do Botafogo, afirmando que o empresário fez gestos relacionados a dinheiro, com aplausos irônicos e protestos.

Expulsei após o término do jogo o Sr. Mauro Joel Carli, auxiliar-técnico da equipe Botafogo, por adentrar o campo de jogo e protestar de forma acintosa contra as decisões da arbitragem, proferindo aos gritos as seguintes palavras: ‘Tu não deveria ter expulsado o nosso jogador, e tinha que expulsar o deles’, repetidas vezes. Informo que após ser expulso o mesmo reage de maneira agressiva, com o dedo em riste e aos gritos profere por repetidas vezes as seguintes palavras: ‘Tu roubou a gente, isso foi um um roubo’. Informo que me senti ofendido pelas palavras proferidas pelo referido auxiliar-técnico.

A situação se tornou ainda mais tensa na saída para os vestiários, onde, segundo o árbitro, xingamentos e atos de hostilidade ocorreram. Dirigentes do Botafogo, como Vinicius Assumpção (vice do clube social), André Mazzuco (diretor de futebol) e Pedro Moreira (gerente de futebol), estiveram presentes e foram apontados como parte dos protestos contra a arbitragem.

Ao descer e adentrar a área mista, fomos abordados por diversas pessoas, sendo estas diretores, dirigentes da SAF Botafogo e até mesmo seguranças que partiram para cima da equipe de arbitragem e começaram a empurrar o policiamento, além de protestar aos gritos e de forma ofensiva e grosseira as seguintes palavras: ‘Vagabundo, ladrão, sem vergonha, viado, filho da puta, veio aqui para roubar‘ por repetidas vezes. Essa situação perdurou até o final da zona mista, onde o policiamento conseguiu conter os mesmos e conseguimos adentrar ao vestiário de arbitragem.

Além das palavras ásperas de John Textor, outros membros da diretoria e integrantes da comissão técnica do Botafogo demonstraram veemente descontentamento nos corredores do Estádio Nilton Santos após a derrota para o Palmeiras por 4 a 3.

Informo que após o término do jogo, no momento em que estávamos dentro do campo de jogo, constatei a presença de pessoas não relacionadas e/ou credenciadas, que invadiram o campo de jogo e se aproximaram da equipe de arbitragem, sendo elas: o atleta Patrick de Paula que protestou com palavras que não conseguimos identificar devido ao números de pessoas no entorno, e o proprietário da SAF Botafogo, Sr. John Textor, que após conversar com o jogadores de sua equipe e saudar a torcida, se aproxima da equipe de arbitragem aplaudindo de forma irônica, seguido de gestos com referência a dinheiro tocando o polegar ao dedo indicador de uma das mãos repetidas vezes em direção à equipe de arbitragem.

Imagens divulgadas pelo portal "Versus Esporte" mostram a tensão nos corredores de acesso aos vestiários, com empurra-empurra e até a intervenção de um policial do Bepe (Batalhão Especial de Policiamento em Estádios), que tentou conter a situação.

O árbitro Braulio da Silva Machado, protegido por vários policiais, deixou a zona mista em direção aos vestiários sorrindo, o que gerou ainda mais controvérsias. Vinicius Assumpção, vice-presidente do clube social do Botafogo, foi flagrado em imagens visivelmente exaltado. O CEO Thairo Arruda também apareceu nas filmagens.

Uma das revelações surpreendentes da súmula é que um dos dirigentes do Botafogo apontados por Braulio da Silva Machado como autor de ofensas contra a arbitragem não faz parte do clube desde janeiro e atualmente trabalha no Atlético-MG.

Na súmula, Pedro Moreira foi identificado como gerente de futebol da SAF Botafogo, porém, Pedro pediu demissão do clube em janeiro e hoje ocupa o cargo de gerente administrativo da base do Atlético-MG. Além de Pedro Moreira, Braulio identificou outros dois dirigentes do Botafogo, que de fato aparecem nas imagens da confusão nos corredores do estádio: Vinicius Assumpção e o CEO Thairo Arruda.

Como se não bastasse os erros em campo, Braulio da Silva Machado ainda cometeu outro erro na confecção da súmula, ao atribuir o terceiro gol do Palmeiras a Breno Lopes, quando o autor foi, na verdade, Flaco López.

Devido aos erros na súmula, Braulio da Silva Machado enfrenta o risco de ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê suspensão de 30 a 360 dias e/ou multa de R$ 100 a R$ 1.000 para casos em que o árbitro "deixa de relatar as ocorrências disciplinares da partida ou o faz de forma a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou incluir fatos que não tenha presenciado". A situação promete continuar gerando intensos debates e polêmicas no cenário esportivo.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo