Botafogo Hoje
Foto: Victor Silva/Botafogo-CBF
John Textor x Ministério Público: Um Novo Capítulo no Botafogo
POLÊMICA

John Textor x Ministério Público: Um Novo Capítulo no Botafogo

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Promotor Raphael Franzotti Branco apoia a denúncia de difamação e calúnia contra o dono da SAF do Botafogo após queixa-crime do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

Data Publicação:10/07/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

O mundo do futebol brasileiro está de olhos abertos com a mais recente reviravolta no caso envolvendo John Textor, o dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, e Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em uma manifestação bombástica, o promotor Raphael Franzotti Branco, do Ministério Público do Rio de Janeiro, posicionou-se favorável à transformação de Textor em réu por difamação e calúnia, após uma queixa-crime apresentada por Rodrigues. A decisão final está agora nas mãos do juiz Leonardo Picanço, da 4ª Vara Criminal.

A Queixa-Crime de Ednaldo Rodrigues

Segundo o “Blog do Ancelmo Gois”, do jornal “O Globo”, a manifestação do promotor foi divulgada na terça-feira, 9 de julho. De acordo com Franzotti Branco, a acusação de Ednaldo “contém a exposição do fato criminoso em todas as suas circunstâncias” e apresenta elementos informativos que apontam para a materialidade dos crimes de calúnia e difamação, além de indícios razoáveis de autoria.

Rodrigues entrou com a ação judicial em resposta às declarações feitas por Textor após uma polêmica derrota do Botafogo para o Palmeiras por 4 a 3 no Campeonato Brasileiro de 2023. Textor, visivelmente indignado, acusou publicamente a arbitragem de corrupção, um ato que gerou grande repercussão e, agora, potencialmente graves consequências legais.

Defesa de Textor e a Suspensão no STJD

Em paralelo, a defesa de John Textor conseguiu uma suspensão temporária do julgamento que estava agendado para esta quarta-feira, 10 de julho, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A suspensão ocorreu devido à falta de entrega das provas de corrupção na arbitragem ao tribunal. Os advogados de Textor alegaram que houve “açodamento” na conclusão dos inquéritos, o que significaria uma “violação da ampla defesa”.

O novo julgamento só será marcado após o dia 15 de agosto, quando haverá uma nova composição do Pleno do STJD. Nesta data, Textor terá uma reunião crucial com o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

Segundo documentos do STJD, “seria temerário condenar definitivamente o requerente por não apresentação de provas a este STJD na hipótese de, eventualmente, o procedimento em curso no CBMA, já em 15/08/2024, acabar trazendo subsídios que possam ser úteis ao adequado julgamento deste feito.” A suspensão temporária do processo foi vista como uma medida justa para garantir que todas as partes tenham a oportunidade de apresentar suas provas e defesas de forma adequada.

O Futuro de John Textor e do Botafogo

O primeiro julgamento ocorreu em 6 de maio, quando a 1ª Comissão Disciplinar multou Textor em R$ 60 mil e estabeleceu um prazo de cinco dias para a apresentação das provas ou justificativas necessárias. Posteriormente, o STJD concedeu um efeito suspensivo sobre o pagamento da multa e determinou a suspensão do processo até a conclusão do inquérito.

Agora, a Procuradoria do STJD está solicitando uma punição mais severa para Textor, incluindo uma multa de R$ 100 mil, por infração ao artigo 220-A (deixar de colaborar com a justiça desportiva), e uma suspensão de 90 a 360 dias, por infração ao artigo 223 (deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão).

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo