A estreia do Botafogo no Campeonato Brasileiro Sub-20 não foi nada fácil. O time alvinegro enfrentou o Santos na manhã desta quarta-feira (12/03), no CT Rei Pelé, e acabou sendo derrotado por 4 a 1. A partida também marcou a primeira atuação do técnico Rodrigo Bellão, que assumiu o comando da equipe após a saída de Carlos Leiria. Embora o Botafogo tenha começado bem, o time não conseguiu segurar o ritmo do adversário e sofreu uma virada contundente.
O Jogo
A partida começou com muita intensidade. O Santos mostrou sua força logo no início, com João Alencar acertando o travessão logo aos 2 minutos de jogo. Apesar de não ter o controle total da partida, o Botafogo conseguiu surpreender o adversário. Aos 18 minutos, o atacante Yarlen finalizou cruzado e contou com a ajuda do goleiro santista Rodrigo Falcão, que não conseguiu evitar o gol do Botafogo, colocando o time carioca à frente no placar.
Contudo, a vantagem não durou muito. Apenas três minutos depois, o Santos empatou, com Rodrigo Cezar aproveitando um passe de Luca Meirelles. O empate fez o jogo ficar mais equilibrado, mas o Santos não parou por aí. Aos 33 minutos, o time da casa voltou a balançar o travessão em um escanteio cobrado por Luca Meirelles. Já no final do primeiro tempo, aos 46 minutos, o Santos virou o jogo em um rápido contra-ataque, com Cristiano tocando por cima do goleiro Rafael Freitas e colocando o Peixe em vantagem.
O Segundo Tempo
O segundo tempo começou com um Santos ainda mais dominante. Logo aos 3 minutos, Luca Meirelles completou um passe de Rodrigo Cezar e fez 3 a 1. A situação parecia difícil para o Botafogo, mas a equipe alvinegra teve algumas oportunidades para diminuir a diferença. Kayke e Kauã Cruz exigiram boas defesas do goleiro Rodrigo Falcão, mas o time carioca não conseguiu marcar. Em vez disso, foi o Santos quem aumentou sua vantagem. Aos 21 minutos, Rafael Freitas apareceu novamente, fazendo 4 a 1 e praticamente definindo o resultado.
Apesar das tentativas, o Botafogo não conseguiu reagir e a partida seguiu sem grandes emoções até o apito final. O Santos quase marcou o quinto gol, mas uma grande defesa de Cristiano impediu.
Próximos Desafios do Botafogo
Após essa derrota, o Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira (19/03) para enfrentar o América-MG no Estádio Nilton Santos, às 15h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. Antes disso, o time tem a estreia na Copa Rio Sub-20, no domingo (16/03), contra o América, às 9h, também no Niltão. A equipe agora busca se recuperar e buscar a vitória em seus próximos compromissos.
